CDS-PP diz que descida do desemprego reflete maior investimento e confiança na economia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 ago (Lusa) - O CDS-PP afirmou hoje a descida de 0,2 pontos percentuais na taxa de desemprego reflete a maior confiança na economia, que, desta forma, capta mais investimento gerador de postos de trabalho.

"Nós entendemos que estes números vêm reforçar a confiança e a esperança neste percurso que temos feito. Neste momento, o país tem os investidores, os empreendedores, mais confiantes na sua economia, com isso captam mais investimento e com esse investimento é possível combater a maior fratura social que é o desemprego", afirmou à agência Lusa o líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães.

A taxa de desemprego desceu 0,2 pontos percentuais em julho face a junho, para 12,1%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa provisória estimada para junho era de 12,4%, mas a taxa definitiva baixou para os 12,3%, tendo assim diminuído 0,1 p.p face ao mês anterior, uma tendência que se regista desde fevereiro.

Nuno Magalhães assinalou o país "conseguiu num processo muito difícil de ajustamento, por força de políticas do anterior Governo, quatro anos volvidos ter números ao nível do desemprego que são os melhores de há vinte trimestres consecutivos".

"É uma recuperação consistente e sólida que nos permite reforçar a confiança e a esperança no caminho que temos percorrido", afirmou.

Os valores referentes a julho são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.

ACL (JNM) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.