Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem hipótese de tratamento de doenças cardiovasculares

Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem hipótese de tratamento de doenças cardiovasculares
| País
Porto Canal (CYM)

A descoberta foi feita por um grupo de 12 investigadores da Universidade de Coimbra, que vai continuar o estudo com a ajuda do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. 

Foi descoberta que uma proteína, a conexina43, está presente em vesículas extracelulares. Depois de descodificada, pode afirmar-se que a proteína pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares.

Esta proteína, especializada na comunicação entre células vizinhas, existe também nos exossomas (vesículas extracelulares) e também é funcional como protótipo de comunicação para as células distantes e "um sistema de controlo de qualidade, através do qual as células podem libertar conteúdos indesejados ou potencialmente tóxicos", como foi hoje anunciado pela Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com a nota de imprensa que a UC enviou à agência Lusa, esta descoberta pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares pois os exossomas que existem na saliva e no sangue "têm grande potencial clínico e terapêutico", afirma Henrique Girão, coordenador do estudo que foi realizado em linhas celulares, modelos animais e amostras humanas.

A equipa está agora empolgada para descobrir quanta importância este feito tem no contexto cardiovascular, e irá avaliar se a conexina43 poderá, eventualmente, funcionar como indicador de doenças cardiovasculares, em conjunto com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.