Activistas querem antiga praça de touros de Viana como palco de promoção artística

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 04 set (Lusa) - Um grupo de ativistas que reclama o fim das touradas em Viana do Castelo defendeu hoje a transformação da antiga praça de touros, adquirida pelo município, num espaço para promover artistas e para apoiar casos de "emergência animal".

A posição foi transmitida à agência Lusa pela porta-voz do movimento "Touradas em Viana? Não obrigado", que em julho entregou na autarquia um abaixo-assinado com mais de 1.400 apoios, contra o regresso das corridas de touros ao concelho.

Recordando que a Câmara de Viana do Castelo investiu, financeiramente, na aquisição da desativada praça de touros da cidade, Ana Macedo defende que "simplesmente esquecer que [ela] existe não faz qualquer sentido", até em termos económicos. Mesmo "sem que seja destruído o traço do edifício que, pelo seu simbolismo, é importante manter", aponta.

Uma das utilizações reclamadas por este grupo de ativistas locais para aquele espaço - sem atividade desde 2008 -, passa pela vertente cultural, aproveitando-o "para exibição e promoção de trabalhos de jovens artistas" locais.

"Para partilhar com o público o seu trabalho. Usar o espaço para a verdadeira cultura parece-nos imprescindível e as próprias paredes poderão ter exposições temáticas sobre as touradas e o que foi a crueldade de tal atividade", explicou.

A implementação de um Centro de Ciência Viva, tal como chegou a ser pensado pela autarquia, mas dinamizado através de voluntariado, é outra das propostas, com especial ênfase na reutilização do espaço na defesa do bem-estar animal.

"Como um centro de emergência animal. Não um santuário para animais, já que o espaço não seria suficiente nem se coordenaria facilmente com as outras duas atividades, mas um local de recolha, em emergência, com a garantia de procura imediata de soluções para cada caso", reclamou ainda Ana Macedo.

A pintura do exterior da antiga praça de touros por jovens artistas é também proposta por este movimento, que a 18 de agosto realizou um protesto com mais de 300 pessoas contra a realização de uma tourada em Viana do Castelo.

"As despesas são mínimas, se tudo for organizado maioritariamente em regime de voluntariado. Acima de tudo, transforma-se um espaço morto que foi, um dia palco de tortura, num local de ensino, amor e cultura", reclamam.

A praça de touros foi construída em 1948, tendo 4.900 lugares e 18 camarotes. Teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual.

Em janeiro de 2009, o então presidente da Câmara, Defensor Moura, autorizou a aquisição pelo município a um grupo privado, pelo valor simbólico de 5.127 euros, mas até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento.

Ainda em 2009, aquele mesmo executivo aprovou uma deliberação recusando a realização de touradas no concelho, sempre que tal dependesse da autarquia, transformando Viana do Castelo no primeiro município "antitouradas" do país.

Contudo, desafiando essa posição, a federação das associações taurinas "Prótoiro" realizou duas touradas no concelho, em 2012 e 2013, instalando para tal uma arena amovível em terrenos privados, autorizada pelo tribunal.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.