Passos elege combate às desigualdades sociais como prioridade

| Política
Porto Canal com Lusa

Londres, 30 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro britânico viaja na sexta-feira para Portugal e Espanha para debater com os seus homólogos português e espanhol, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, respetivamente, as reformas da União Europeia, divulgou hoje o executivo britânico.

O gabinete de Passos Coelho confirmou à Lusa que o encontro com David Cameron irá decorrer na sexta-feira de manhã.

Após a passagem por Lisboa, Cameron segue para Madrid onde vai reunir-se com Mariano Rajoy, segundo Downing Street (residência oficial e o escritório do primeiro-ministro britânico).

O primeiro-ministro britânico procura o apoio dos parceiros comunitários para as reformas que defende para o bloco europeu, em matérias como imigração ou justiça, antes de convocar, possivelmente em 2016, um referendo sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Cameron também defende um maior poder dos Parlamentos nacionais e um reforço da competitividade da economia europeia.

Uma porta-voz de Downing Street, citada pela agência espanhola EFE, afirmou hoje que Cameron tem sido "claro" sobre as reformas que pretende para o bloco comunitário.

"As conversações técnicas sobre estes assuntos estão agora em curso e enquanto estas negociações decorrem, [Cameron] vai continuar o diálogo com os seus parceiros, como vai acontecer em Portugal e em Espanha na sexta-feira, de forma a garantir as reformas que respondem às preocupações da população britânica", disse a porta-voz.

A imigração é um dos assuntos que mais preocupam David Cameron, que após a vitória do Partido Conservador nas eleições gerais de maio último prometeu aplicar fortes medidas para reduzir a entrada de estrangeiros.

O executivo britânico pretende apresentar no Parlamento antes do final do ano um projeto-lei para combater a imigração ilegal, prevendo medidas, entre outras, como a confiscação dos salários dos imigrantes que estejam em situação irregular.

SCA // SMA

Lusa/Fim

Riade, 30 ago (Lusa) -- Onze pessoas morreram e 205 ficaram feridas na sequência do incêndio num complexo residencial para trabalhadores da companhia petrolífera da Saudi Aramco, no leste da Arábia Saudita, de acordo as últimas informações da defesa civil.

O incêndio começou hoje de manhã na cave do prédio de seis andares, que se localiza na cidade de Khobar, usado como parque de estacionamento e depósito de mobiliário, antes de se propagar aos outros andares, precisou a defesa civil no twitter.

Alguns dos feridos estão "em estado crítico", afirmava hoje de manhã a mesma fonte.

As vítimas são de várias nacionalidades, segundo a mesma fonte.

As autoridades referiram ainda que os moradores dos edifícios e torres próximas também foram evacuados, tendo diversos helicópteros participado nas operações de combate ao incêndio.

As equipes de bombeiros "estão a vasculhar todas as torres para garantirem que não há pessoas lá dentro", esclarece agora a mesma fonte.

As imagens colocadas no twitter pela defesa civil saudita mostravam colunas de fumo saindo pelas janelas dos andares.

Num comunicado, a companhia petrolífera Saudi Aramco confirmou de manhã o incêndio no prédio e adiantou que o imóvel estava cheio de pessoas e servia para alojar os seus funcionários.

Além disso, referiu que foi aberto um inquérito para determinar as causas do sinistro.

"O incidente está sob controlo e agora as operações de rescaldo estão em curso", explicou a defesa civil no twitter.

A SaudiAramco é uma das maiores companhias petrolíferas do mundo ao nível da produção e exportação.

Atualmente emprega 61.000 trabalhadores de diferentes nacionalidades.

JS// ATR

Lusa/Fim

Castelo de Vide, 30 ago (Lusa) - O líder do PSD apontou hoje o sistema financeiro como crucial, porque sem financiamento não há crescimento, sublinhando não querer voltar atrás porque agora é possível ter um regime com mais liberdade económica e financeira e política.

"Para crescer precisamos de ter financiamento e para ter financiamento temos de pôr as nossas contas em ordem, o resto, como se recordam, é uma história para crianças", afirmou o líder do PSD, recuperando uma expressão que utilizou no início do ano, quando falava sobre o 'irrealismo' das propostas do partido grego Syriza, liderado por Alexis Tsipras.

Defendendo que "o sistema financeiro é crucial para a que as sociedades possam crescer e para que as pessoas possam ambicionar mais justiça social", Passos Coelho disse não "ter saudades nenhumas" do tempo antes da crise, porque agora é possível ter "um regime com mais liberdade económica e financeira e mais liberdade política no futuro".

VAM // SMA

Lusa/Fim

Almada, Setúbal, 30 ago (Lusa) - Duas pessoas ficaram feridas hoje na sequência da queda de uma aeronave no rio Tejo, perto de Trafaria, no concelho de Almada, distrito de Setúbal, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal indicou que os dois tripulantes da aeronave já foram resgatados da água e estão a ser assistidos no local.

Segundo a fonte do CDOS, o alerta para a queda da aeronave perto da Cova do Vapor, junto ao silos da Trafaria, foi dado às 12:41.

TCA // ATR

Lusa/fim

Budapeste, 30 ago (Lusa) -- Um quinto suspeito foi detido pela polícia húngara na noite de sábado para domingo no âmbito da investigação do caso do camião abandonado na Áustria, que tinha no interior os corpos de 71 migrantes, divulgaram hoje fontes policiais.

O novo suspeito tem nacionalidade búlgara, precisou a polícia.

Quatro homens - três búlgaros e um afegão -- foram detidos na sexta-feira na Hungria, um dia depois da descoberta do camião, e foram presentes no sábado ao tribunal de Kecskemét, cidade a meio caminho entre Budapeste e a fronteira sérvia, que se tornou um dos principais pontos de entrada na União Europeia para dezenas de milhares de migrantes.

O tribunal húngaro decidiu no sábado que os quatro homens vão ficar em prisão preventiva até 29 de setembro.

A justiça suspeita que estes quatro homens sejam apenas elementos operacionais "de um grupo búlgaro e húngaro de tráfico de seres humanos".

O Ministério Público pediu que os quatro homens permaneçam sob custódia devido à "natureza excecional do crime, as subsequentes mortes de pessoas no tráfico de seres humanos e a perpetração do ato criminoso de traficar pessoas de forma profissional".

Segundo os primeiros elementos da investigação, as 71 vítimas -- 59 homens, oito mulheres e quatro crianças -- eram possivelmente migrantes sírios e terão morrido asfixiadas.

Os corpos dos migrantes foram encontrados na quinta-feira no interior de um camião de transporte de carne de frango. Os cadáveres estavam em avançado estado de decomposição.

O camião estava abandonado numa faixa de emergência numa autoestrada no leste da Áustria.

No sábado, a polícia austríaca informou a descoberta de um outro camião com 26 migrantes a bordo, entre os quais três crianças pequenas gravemente desidratadas. A polícia informou ainda que deteve um cidadão romeno de 29 anos que conduzia o veículo.

SCA (PAL)// ATR

Lusa/Fim

Castelo de Vide, 30 ago (Lusa) - O líder do PSD sublinhou hoje que o que está causa nas eleições de outubro é uma escolha sobre o futuro e não uma "escolha partidária" e defendeu a necessidade de colocar o combate às desigualdades sociais no topo da agenda política.

"A escolha que vamos ter em outubro não é uma escolha partidária, não é uma escolha do interesse pessoal de cada eleitor, é uma escolha sobre o futuro de toda a sociedade portuguesa", afirmou o presidente social-democrata, no encerramento da Universidade de Verão do PSD, que decorreu ao longo da semana em Castelo de Vide.

Sublinhando querer falar "com todos, independentemente das barreiras ideológicas", Passos Coelho admitiu que Portugal é hoje um país "profundamente desigual" e defendeu a necessidade de "colocar o combate às desigualdades sociais e económicas no topo da agenda política nos próximos anos".

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.