Universidade do Porto e hospitais criam primeiros centros médicos académicos da região

Universidade do Porto e hospitais criam primeiros centros médicos académicos da região
| Norte
Porto Canal

O Centro Académico Clínico ICBAS-CHP e o Centro Universitário de Medicina FMUP-CHSJ, que visam reforçar e aprofundar as sinergias existentes entre as duas escolas de medicina do Porto e os dois principais hospitais da cidade, serão oficialmente constituídos segunda-feira.

O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto vai ser o palco da assinatura das portarias para a criação dos dois consórcios entre a U.Porto -- através da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) -- e os centros hospitalares da cidade do Porto - o Centro Hospitalar de São João, E.P.E. (CHSJ) e o Centro Hospitalar do Porto, E.P.E. (CHP).

A cerimónia será presidida pelos ministros da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da Saúde, Paulo Macedo, contando também com as presenças do reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, dos presidentes dos conselhos de administração do CHSJ e do CHP e dos diretores do ICBAS e da FMUP.

Reforçar e aprofundar as sinergias existentes entre as duas escolas de Medicina do Porto e os dois principais hospitais da cidade, promovendo assim a melhoria da investigação e do ensino médico, bem como a prestação de cuidados de saúde à população são os grandes objetivos deste acordo, esclarece a Universidade do Porto, em comunicado.

"Concebidos enquanto estruturas integradas de assistência, ensino e investigação médica, os dois novos centros vão combinar as capacidades das duas escolas de medicina mais procuradas pelos estudantes portugueses com a experiência e qualidade reconhecidas dos dois centros hospitalares do Porto", salienta a instituição.

Dessa "união de forças" espera-se que se desenvolvam dois polos de "excelência e inovação", focados no avanço e na aplicação do conhecimento científico para a melhoria da saúde, acrescenta.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.