Adesão à greve da Groundforce ronda 90% em Lisboa e 75% no Porto

Adesão à greve da Groundforce ronda 90% em Lisboa e 75% no Porto
| Norte
Porto Canal

A adesão à greve dos trabalhadores da Groundforce rondava os 90% em Lisboa e os 75% no Porto, pelas 11:30 da manhã, causando atrasos nos voos e acumulação de bagagens nestes dois aeroportos, disse à Lusa fonte do sindicato.

De acordo com o primeiro balanço feito à Lusa pelo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), Fernando Henriques, em Lisboa "a adesão ronda os 90% na placa e nos terminais e os 60% na área dos passageiros".

No aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, "a adesão ronda os 75%, com algumas áreas nos 90%", nomeadamente, nos passageiros e nas placas do aeroporto, indicou o dirigente.

A greve, que teve início às 00:00, está a causar "atrasos nos voos sempre a partir dos 30 minutos, alguns com mais de uma hora, e ao longo do dia os atrasos poderão ultrapassar as três ou quatro horas", disse o dirigente do SITAVA.

A paralisação está também a ter impacto ao nível das bagagens quer em Lisboa, quer no Porto, onde "algumas centenas de bagagens não acompanharam os passageiros e não foram colocadas nos aviões".

Entretanto, contactada pela Lusa, fonte da ANA afirmou que "esta greve não está a causar qualquer impacto operacional até ao momento", contrariando assim o primeiro balanço efetuado pelo sindicato.

Na sexta-feira, a ANA - Aeroportos de Portugal alertou para a possibilidade de o tráfego aéreo "sofrer algum constrangimento" no fim de semana devido à greve da Groundforce e aconselhou os passageiros a fazer o seu check in através da internet.

A Lusa contactou também a Groundforce, segundo a qual esta greve "não está a ter nenhum impacto" nos aeroportos, quer de Lisboa, quer do Porto.

"Não há atrasos, nem cancelamentos, nem bagagens em terra. Está tudo a decorrer dentro de um dia normal, em pleno mês de agosto", assegurou a mesma fonte.

Os trabalhadores da Groundforce ratificaram na sexta-feira a greve de 48 horas que está marcada para hoje e domingo, e cujo nível de adesão está, "não só a corresponder, mas a superar as expetativas", afirmou Fernando Henriques.

Os trabalhadores da SPdH - Serviços Portugueses de Handling (Groundforce Portugal) contestam a "postura de desrespeito" da empresa de assistência em terra e reivindicam a revisão dos horários de trabalho e dos salários e o fim da precariedade laboral.

A empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal e Porto Santo é detida em 49,9% pela TAP e em 50,1% pela Urbanos.

Os trabalhadores da Groundforce estiveram em greve do dia 31 de julho.

Segundo o SITAVA, a greve deste fim de semana abrange também os trabalhadores das cinco empresas de trabalho temporário que prestam serviço de handling - Adecco, Cross Staff, Multitempo, Inflight Solutions e RH Mais.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.