Mais de 30 concelhos com risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 set (Lusa) -- Mais de 30 concelhos portugueses, a maioria do Norte e Centro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet.

Segundo informação disponibilizada na página da internet do IPMA, são 35 os concelhos que estão hoje com risco máximo de incêndio.

Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto) são os concelhos do Norte que estão hoje com risco máximo.

No centro, os concelhos visados são Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Fornos de Algodre, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal (Guarda), Miranda do Corvo, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra (Coimbra), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Sardoal e Mação (Santarém).

No sul, Monchique (Faro) também apresenta risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 311 incêndios, que foram combatidos por 4.802 operacionais, com o auxílio de 1.284 veículos.

JRS // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados