Funeral de Bernardo Cardoso realiza-se hoje em Carregal do Sal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 set (Lusa) -- O funeral do bombeiro que morreu na terça-feira, depois de ter ficado ferido na semana passada num incêndio na Serra do Caramulo, realiza-se hoje em Carregal do Sal (Viseu), anunciou a corporação daquela localidade.

De acordo com um comunicado hoje divulgado, o corpo de Bernardo Cardoso estará em câmara ardente no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carregal do Sal, a partir das 14:00.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 18:30, com missa de corpo presente, no quartel dos bombeiros, seguindo depois para o cemitério de Currelos.

Bernardo Cardoso, de 18 anos, da corporação de Carregal do Sal, morreu ao início da noite de terça-feira no Hospital da Prelada, no Porto, onde estava internado desde quinta-feira da semana passada (29 de agosto).

Com a morte deste jovem, sobe para seis o número de bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais.

O jovem ficou com queimaduras em 55% do corpo no dia em que, no mesmo incêndio (em São Marcos/Muna, na Serra do Caramulo), morreu a bombeira Cátia Pereira Dias, de 21 anos, e um terceiro bombeiro ficou ferido com gravidade.

A notícia da morte de Cátia Pereira Dias foi conhecida enquanto se realizava o funeral de Bernardo Figueiredo, de 23 anos, da corporação do Estoril (Cascais), que não resistiu a ferimentos graves resultantes de outro incêndio também no concelho de Tondela.

Na Serra do Caramulo morreu ainda, no dia 22 de agosto, a jovem Ana Rita Pereira, de 24 anos, pertencente à corporação de Alcabideche (Cascais).

No mês passado morreram também António Nuno Ferreira, de 45 anos, operador de central no quartel dos bombeiros de Miranda do Douro, e Pedro Rodrigues, de 40 anos, que combatia um incêndio no concelho da Covilhã.

Na segunda-feira, fonte do Hospital da Prelada referiu que o prognóstico de um outro bombeiro internado na unidade -- Daniel Falcão, de 25 anos, operacional de Miranda do Douro -- evoluiu de muito reservado para reservado. O homem mantém-se, no entanto, numa "situação grave", depois de ter dado entrada com 70% a 80% do corpo queimado.

Também na segunda-feira, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra informou que o estado clínico dos cinco bombeiros ali internados se mantém complicado para três deles -- um, com 50 anos e transferido do Hospital de Braga, com prognóstico "muito reservado", e os outros dois com prognóstico "reservado".

Nesta condição estão um operacional de 45 anos, proveniente de Bragança, e outro de 62 anos, oriundo da Figueira da Foz.

Os incêndios florestais consumiram até ao final de agosto uma área de 94.155 hectares, mais 25% do que em igual período de 2012, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O último relatório provisório sobre os incêndios florestais adianta que entre 01 de janeiro e 31 de agosto foram registadas 14.143 ocorrências de fogo, menos 1.690 do que no mesmo período de 2012.

JRS (ROC) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.