Caça-bombardeiro norte-americano despenhou-se no mar ao largo da costa do Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 28 mai (Lusa) -- Um caça-bombardeiro F-15 das Forças Armadas dos Estados Unidos despenhou-se hoje no mar, em frente à costa de Okinawa, no sul do Japão, mas o piloto conseguiu saltar a tempo, revelou a agência Kyodo.

De acordo com as informações facultadas pelo Governo japonês, o aparelho partiu da base norte-americana de Kadena, na ilha de Okinawa, caindo no mar a cerca de 100 quilómetros da costa por volta das 08:45 locais (00:45 em Lisboa).

As causas do acidente são, de momento, desconhecidas.

O ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, indicou que não foram registadas vítimas na sequência deste acidente e que, segundo as suas informações, "o avião se encontrava numa zona de exercícios", pelo que a queda do F-15 não representou qualquer perigo para a população.

O acidente mais recente do tipo ocorreu em julho do ano passado, quando um F-16 das Forças Armadas norte-americanas se despenhou no Oceano Pacífico, junto à costa da localidade de Nemuro, na ilha de Hokkaido (norte), no qual o piloto também conseguiu saltar a tempo e ser resgatado.

Desde o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos mantêm em território japonês bases militares com cerca de 48.000 soldados, dos quais metade se encontra na ilha de Okinawa, a sul do arquipélago.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.