Chineses acusados de roubar informação secreta à Austrália em ataque informático

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 28 mai (Lusa) -- A cadeia televisiva ABC acusou, esta noite, cidadãos de nacionalidade chinesa de roubarem informação secreta à agência de inteligência da Austrália num ataque informático, numa denúncia sobre a qual o Governo de Camberra não quis pronunciar-se.

No "Four Corners", a estação de televisão informou que no âmbito deste ataque, orquestrado a partir de um servidor chinês, foram obtidas informações sobre novos projetos da sede da Organização Australiana de Segurança e Inteligência (ASIO).

A informação roubada, numa data não especificada, inclui detalhes sobre os sistemas de segurança e comunicações, os planos do edifício situado na capital e também a localização dos seus servidores, segundo a ABC, a qual indicou que os ministérios de Defesa, Negócios Estrangeiros e Comércio, bem como o gabinete da primeira-ministra, Julia Gillard, têm vindo a ser alvo de ataques cibernéticos.

O Governo australiano recusou confirmar ou negar a acusação. "Eu não vou comentar se os chineses fizeram ou não aquilo que foi denunciado", afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bob Carr, à cadeia Sky News da televisão australiana por cabo, sublinhando que as informações divulgadas não são suscetíveis de ferir as relações entre Camberra e Pequim.

A denúncia "não tem absolutamente qualquer implicação na parceria estratégica" que a primeira-ministra subscreveu com o seu homólogo chinês, Li Keqiang em Pequim, no mês passado, realçou o chefe da diplomacia australiana, em declarações citadas pelas agências internacionais.

As denúncias da ABC ocorrem num contexto de uma certa preocupação em torno dos alegados ataques informáticos massivos lançados a partir da China, a qual encerra também as suspeitas de que os 'hackers' tenham conseguido aceder a segredos militares e a documentos diplomáticos.

DM / DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.