Bombeiros queixam-se de "falta de acessos" no interior do PNP Gerês

| Norte
Porto Canal / Agências

Terras de Bouro, 03 set (Lusa) - O comandante dos Bombeiros de Terras de Bouro, José Dias, criticou hoje a falta de acessos no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que torna "completamente impossível" o combate aos incêndios em muitas zonas.

"Há uma crónica falta de acessos, há anos que venho alertando para esta situação. Diz-se, e bem, que o Parque é a jóia de Portugal, mas quando os bombeiros querem evitar que alguém [fogo] roube a jóia acabam por não poder fazer nada, porque não conseguem chegar aos ladrões", afirmou.

Um incêndio deflagrou pelas 06:30 de hoje no PNPG, em Terras de Bouro, numa zona onde os bombeiros apenas conseguiram chegar transportados por helicóptero.

"Se for de noite e o helicóptero não puder operar, temos de deixar arder até que amanheça", criticou José Dias.

Lembrou que, no caso de incêndios como o de hoje, os carros dos bombeiros apenas conseguem chegar até à Portela do Homem.

"A partir daí, teríamos de andar a pé, com o material na mão, durante duas, três, quatro horas, até chegarmos ao local do incêndio", disse ainda.

A Lusa tentou ouvir o diretor do PNPG, Rogério Rodrigues, mas ainda não foi possível.

Sobre este incêndio, o comandante distrital de Operações de Socorro de Braga, Hercílio Campos, afirmou que "só pode ter havido mão humana" na sua origem.

"O sol noturno não pega incêndios", disse à agência Lusa Hercílio Campos, sublinhando que não tem elementos para afirmar que se trate de fogo doloso.

"Pode ter sido fogo posto, mas pode também ter sido negligência. Do que não tenho dúvidas é que só pode ter havido mão humana na sua origem", sublinhou.

VCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).