PS acusa Governo de "incompetência" e "desvario" no processo STCP/Metro do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 25 ago (Lusa) -- A deputada socialista Ana Paula Vitorino acusou hoje o Governo de "desvario" e "incompetência" no processo de concessão das empresas Metro do Porto e STCP, apelando ao "bom senso" para "impedir que o concurso vá para a frente".

"Esta privatização, feita desta forma, é uma falta de respeito aos cidadãos do Porto, de toda a Área Metropolitana do Porto [AMP] e mesmo ao país. Trata-se de o Governo tentar privatizar de qualquer maneira, por ajuste direto, numa semana, aquilo que não foi capaz de fazer por incompetência durante um ano", salientou a ex-secretária de Estado dos Transportes.

Para a também candidata a deputada pelo círculo eleitoral do Porto, que proferiu uma declaração aos jornalistas numa praça daquela cidade, "mandaria a prudência e o bom senso que, depois de um ano desta trapalhada que foi todo este concurso, o Governo parasse, ouvisse os autarcas, os trabalhadores, especialistas e deixasse para o próximo governo esta decisão que é estratégica para a AMP".

"Não fazê-lo é sinal de desvario. E desvario é falta de respeito", acusou a socialista, acrescentando que esta decisão "é a confissão pública de que o Governo sabe que vai ser derrotado daqui a um mês nas eleições".

Questionada sobre que ações podem ser tomadas para travar o concurso, a deputada lembrou que "o parlamento, que é o órgão fiscalizador das políticas do Governo, está fechado neste momento" e que "o Presidente da República vai fazer a mesma coisa que tem feito sempre relativamente a este Governo que é fazer de conta que não vê".

"Há uma coisa que podemos fazer, juntarmo-nos todos e impedir que este concurso vá para a frente. De que forma? Apelando ao bom senso do Governo uma vez que não existe nenhuma manobra legal que seja certa", salientou.

Também hoje, a concelhia do PS do Porto criticou o Governo pela escolha de um ajuste direto para o processo de concessão das empresas Metro do Porto e STCP, considerando tratar-se de "um escândalo nacional".

Em comunicado, o PS/Porto fala em decisão "tomada à socapa e a um mês das eleições" e recorda o processo desencadeado até aqui, apelidando-o de "falhanço".

Além do procedimento escolhido, ajuste direto, os socialistas também criticam o prazo que é dado às empresas que desejem concorrer, considerando "politicamente inaceitável e eticamente reprovável que o Governo queira vender os transportes do Porto em 12 dias, em véspera de eleições e em prejuízo do interesse público".

Neste sentido, o presidente da concelhia PS/Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, desafia os candidatos da coligação PSD/CDS-PP no Porto a pronunciarem-se sobre esta matéria e a tornarem públicos os documentos que sustentam aquilo a que volta a chamar de "escândalo nacional".

O Ministério da Economia informou hoje que a concessão das operações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da Metro do Porto vai ser atribuída por ajuste direto, decisão justificada "pelo interesse público".

O gabinete do ministro António Pires de Lima informou, também, que foi enviado convite a 24 entidades para participação no procedimento competitivo, para garantir a concorrência e transparência do processo.

LIL/PYT (DD/TDI/JAP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.