Extensão e violência dos fogos causadas por más políticas do Governo - CNA

Extensão e violência dos fogos causadas por más políticas do Governo - CNA
| País
Porto Canal

O dirigente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) defendeu hoje que os cortes "brutais" do Governo na prevenção dos incêndios e a falta de ordenamento florestal são as principais causas da extensão e violência dos fogos florestais.

Para João Dinis, a "paranoia do fogo posto" serve apenas para desviar atenções e para "esconder o essencial da questão" que são as "políticas incendiárias promovidas ao longo dos anos".

"Este Governo cortou milhões de euros na prevenção no Orçamento do Estado. A falta de prevenção, a falta de ordenamento florestal, o êxodo das populações são as causas da extensão dos incêndios", afirmou na Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar.

"A nossa experiência diz-nos que a extensão e a violência são ajudadas pelas condições climáticas, mas são determinadas pela ausência de políticas públicas e más políticas", acrescentou o responsável referindo-se às "manchas contínuas de eucalipto e pinheiro" e ao abandono da agricultura familiar.

Segundo Pedro Santos, também dirigente da CNA, desde janeiro 2012 já foram cortados 162 milhões de euros às medidas florestais.

"Representa um corte de 37% que deixa de estar disponível em termos de floresta. Se continuarmos com este tipo de políticas nunca vamos ultrapassar isto", afirmou.

De acordo com o dirigente da CNA, só o item "Minimização dos Riscos" teve um corte de 60%.

Criticando as "celuloses que decretaram guerra aos baldios" e a "política florestal fomentada no eucalipto", João Dinis explicou que o eucalipto explode com temperaturas altas, sendo o causador da deflagração de incêndios a poucos metros de distância.

"Os cortes orçamentais nos últimos dois anos brutais no Proder [instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural], nas florestas, na prevenção, no desmantelamento dos serviços florestais públicos, de gente que conhecia a floresta e apoiava as populações, e os baixos preços da madeira, que provocam desmotivação económica pela floresta, estão na base da violência dos fogos", afirmou.

"Há manipulação do drama e da tragédia, o desvio das atenções e dos sentimentos para o fogo posto, para as detenções e para as penas", lamentou.

Afirmando que é necessário "inverter políticas e investir na floresta", João Dinis defendeu ainda que o "Estado tem obrigação de indemnizar [as vítimas dos incêndios], porque também indemnizam os banqueiros pelas trafulhices que fazem".

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.