Trabalhadores da STCP lamentam que Governo "insista no erro" de entregar concessão a privados

Trabalhadores da STCP lamentam que Governo "insista no erro" de entregar concessão a privados
| Norte
Porto Canal

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lamentou hoje que o Governo continue "a insistir no mesmo erro, depois de toda a trapalhada que estagnou a empresa nos últimos dois anos".

O presidente da CT da STCP, em declarações à agência Lusa, comentou assim a decisão do Ministério da Economia de atribuir por ajuste direto a concessão das operações da STCP e da Metro do Porto, justificada "pelo interesse público".

"Esperamos que haja bom senso para este concurso não avançar, porque no nosso entendimento não estão garantidos quer a mobilidade dos utentes quer os direitos dos trabalhadores", sublinhou Pedro Silva.

O representante dos trabalhadores da STCP considerou, ainda, que "o prazo para a entrega de propostas (12 dias) demonstra bem a vontade ideológica deste Governo de entregar à iniciativa privada as empresas públicas não garantindo um concurso isento".

"Estas condições não permitem que apareçam mais operadores de forma a garantir uma transparência do concurso. O prazo que o Governo deu é bem demonstrativo da vontade exclusiva de entregar à iniciativa privada", frisou.

Segundo Pedro Silva, a comissão de trabalhadores da STCP irá reunir nos próximos dias com os sindicatos da empresa para "tentar ver o que se vai fazer".

"Certamente iremos opor-nos a este concurso da mesma forma que nos opusemos ao outro. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a empresa fique no setor público. Sabíamos que o concurso iria ser lançado, mas nunca pensámos que seria feito ainda antes das eleições, uma vez que estamos a um mês das legislativas", frisou.

Em comunicado hoje emitido, o Ministério indicou que, "na sequência da impossibilidade jurídica em prosseguir com o concurso público internacional aberto em agosto de 2014, as administrações da STCP e Metro do Porto decidiram, sem votos contra de nenhum acionista, a reabertura do procedimento concorrencial da subconcessão da atividade destas duas entidades".

Assim, adiantou o Governo, o processo "assume a forma jurídica de um ajuste direto, nos termos previstos no Código dos Contratos Públicos".

O gabinete do ministro António Pires de Lima informou, também, que foi enviado convite a 24 entidades para participação no procedimento competitivo, para garantir a concorrência e transparência do processo.

"Os cadernos de encargos seguem os mesmos termos dos que constavam no concurso público internacional. Tal facto justifica-se pela importância em assegurar as poupanças previstas e o investimento na renovação integral da frota de autocarros da STCP", é referido.

Segundo o mesmo comunicado, as propostas vão ser entregues num prazo de 12 dias, seguindo-se a pronúncia do júri nomeado pelas empresas.

"O critério de seleção é exclusivamente o preço, por forma a garantir a poupança para os contribuintes e para evitar juízos subjetivos sobre as propostas apresentadas", de acordo com o comunicado do Ministério da Economia.

No dia 14 deste mês, o Governo revelou que o consórcio espanhol TMB/Moventis não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP, o que fez cair a subconcessão daquela empresa e a da Metro do Porto, que seria por dez anos.

Na ocasião, uma fonte do Ministério da Economia acrescentou que, "do ponto de vista do Governo, mantém-se em vigor a resolução do Conselho de Ministros que determinou que a empresa se abrisse à iniciativa privada para reduzir custos e fazer investimentos na frota".

No mesmo dia, o Governo adiantou que "o incumprimento [pela empresa] não retira o intuito reformista de abrir as empresas aos privados", referindo já então que o concurso seria relançado "a curto prazo" e que "o ideal seria ainda este mês".

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.