Emigrantes lesados do BES preparam-se para dar entrada nos tribunais

Emigrantes lesados do BES preparam-se para dar entrada nos tribunais
| Economia
Porto Canal (DYP)

Os lesados do BES, quer do papel comercial, quer de emigrantes, estão em preparação para dar entrada "o mais depressa possível" em tribunais de todo o país com centenas de acções individuais, acções populares e acções colectivas.

"É ponto assente que não vamos assinar a proposta e vamos para tribunal", declarou ao Dinheiro Vivo Valentim Santos, um dos porta-vozes do Movimento dos Emigrantes Lesados (MEL) em Portugal.

"É bom que quem comprar o Novo Banco (NB) esteja preparado para assumir estas responsabilidades", completou.

A dez dias do final do prazo para aceitarem a proposta do NB, muitos emigrantes regressam aos países de trabalho sem ter tomado uma posição.

No final da primeira semana de Agosto, o NB anunciou que dois mil emigrantes já tinham assinado a proposta, ou seja, cerca de 30% dos clientes lesados. Porém, para que o mecanismo funcione são necessárias assinaturas correspondentes a 50% do capital, o que pode significar menos clientes, mas mais valiosos. O NB não quis responder, até ao fecho desta edição, quantas assinaturas tem agora.

Todos os dias há manifestações e protestos agendados e os emigrantes garantem que não vão parar.

Está marcada uma nova manifestação no NB do Porto esta sexta-feira, às 11 horas , na Avenida dos Aliados.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.