Pampilhosa da Serra incentiva plantação de medronheiros para prevenir incêndios

| País
Porto Canal com Lusa

Pampilhosa da Serra, Coimbra, 20 ago -- O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, defendeu hoje a plantação de medronheiros e realçou o valor económico do fruto e o contributo desta espécie autóctone para prevenir os incêndios florestais.

"O medronho é um fruto que tem atualmente uma projeção muito grande no mercado", disse José Brito à agência Lusa, a propósito de uma ação de sensibilização ambiental que vai decorrer naquela vila do distrito de Coimbra, na sexta-feira, às 16:00.

Integrada na segunda edição do Seaside Sunset Sessions, que termina no domingo, a iniciativa conta com a presença da atriz e modelo Sofia Ribeiro, que participa na entrega simbólica de medronheiros às pessoas, nos Paços do Concelho.

"Temos cada vez mais produtores de pinho e eucalipto que apostam neste tipo de plantação", um dos quais, José Martins, está a finalizar a instalação de uma destilaria, na zona industrial da Pampilhosa da Serra, destinada ao fabrico de aguardente de medronho, enfatizou José Brito.

Sofia Ribeiro, por sua vez, "vai plantar um medronheiro, como forma de sensibilizar" as populações do concelho e da região para a importância económica e ambiental deste arbusto, referiu.

A floresta a criar nas áreas destruídas pelo fogo "deve incluir folhosas", como carvalhos e castanheiros, mas também medronheiros, que podem travar o avanço dos incêndios e "têm a capacidade de se regenerar muito facilmente".

"No concelho, temos medronheiros que arderam há um ou dois anos e já estão a dar fruto novamente", exemplificou o autarca social-democrata.

Além de proporcionarem a produção de uma aguardente saborosa, após fermentação prolongada, bebida que é "muito procurada" em Portugal, os medronhos podem ser consumidos em fresco, estando atualmente a ser estudadas outras utilizações, com a participação de investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e das universidades de Aveiro e Coimbra.

José Brito disse ainda que a autarquia apoia o processo para a certificação da aguardente de medronho da região.

Os medronheiros que Sofia Ribeiro vai distribuir, na sexta-feira, vão contribuir "para a reflorestação da mancha florestal" da região, dizimada pelos fogos dos últimos anos, e terão "um papel importante na prevenção" dos incêndios florestais, afirma, em comunicado, a organização do Seaside Sunset Session.

Por outro lado, "por cada dez euros consumidos nos bares do festival", na praia fluvial da Pampilhosa da Serra, será doado um euro aos Bombeiros Voluntários locais, como forma de apoiar "aqueles que noite e dia estão ao serviço da comunidade".

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).