"Em 1982 prometi fazer tudo para colocar o FC Porto cada vez melhor e é o que continuarei a fazer."

| FC Porto
Porto Canal

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, iniciou hoje o seu 13.º mandato no cargo, precisamente no dia em que o clube celebra o 26.º aniversário da primeira conquista da Taça dos Campeões Europeus de futebol.

"Em 1982 prometi fazer tudo para colocar o FC Porto cada vez melhor e é o que continuarei a fazer. Quanto mais vencemos maior é a responsabilidade que sinto. Só garanto estar sempre disponível para defender intransigentemente os interesses do FC Porto, seja contra quem for", disse Pinto da Costa, em declaração ao Porto Canal, depois da tomada de posse dos novos órgãos sociais, no auditório do Estádio do Dragão.

O presidente portista traçou como objetivos a perseguir neste mandato a "manutenção do nível competitivo das equipas do FC Porto", de modo a que este continue a vencer "ao ritmo que o tem feito", além da "inauguração do museu", prevista para 28 de setembro, data que coincide com o 120.º aniversário do clube, e de "uma festa a condizer" com a sua grandeza.

Pinto da Costa confessou, ainda, que "não é hipócrita" e que "torceu pelo Vitória de Guimarães" na final da Taça, no domingo, no Jamor, e com o facto de o golo do triunfo vimaranense ter sido "marcado por um jogador que é do FC Porto", Ricardo, aproveitando para elogiar, também, outro jogador já comprometido com os portistas, Tiago Rodrigues, "dois grandes profissionais que vão ficar na história do Vitória".

No que diz respeito à Direção, entre os seus 14 vice-presidentes sobressaem três, eleitos pela primeira vez na lista de Pinto da Costa: Antero Henrique, atual diretor geral da SAD do futebol, Vítor Hugo, médico e antigo campeão mundial de hóquei em patins, e o empresário/gestor José Américo Amorim.

Permanecem, entre um total de 14, "vices" que há muito acompanham Pinto da Costa, como são os casos de Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira, Álvaro Pinto e Ilídio Pinto.

Eleito a 17 de abril de 1982 como 33.º presidente do clube, Pinto da Costa, de 74 anos, iniciou hoje o seu 13.º mandato, após 31 anos de páginas "douradas" na história recente do emblema, com inúmeros títulos nacionais e internacionais, nas várias modalidades do clube.

Sob a sua "batuta", o FC Porto conquistou, no futebol, duas Ligas dos Campeões (uma ainda como Taça dos Campeões Europeus), uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, duas taças intercontinentais, 20 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças Cândido de Oliveira.

A esses, e no que diz respeito a modalidades coletivas, juntam-se 58 títulos no hóquei em patins, 26 no basquetebol e 19 no andebol.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.