Candidato da CDU quer papel mais interventivo da autarquia de Viseu na saúde

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 03 set (Lusa) -- O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, defendeu hoje um papel mais interventivo da autarquia na resolução dos problemas dos serviços de saúde, como a dificuldade em conseguir consultas.

Acompanhado de outros candidatos da CDU, Francisco Almeida esteve ao início da manhã de hoje junto ao edifício da Segurança Social de Viseu, aonde funcionam vários serviços de saúde, e deparou-se com o que apelidou de "um espetáculo degradante".

"Chegámos às 07:00 e estava uma fila de pessoas à espera de consulta, porque de outra forma não a conseguem ter", lamentou, contando que muitos só se deslocaram ao centro da cidade por não terem consulta nas suas localidades, onde as extensões de saúde "encerraram ou não têm médicos".

Francisco Almeida exemplificou com a extensão de Calde, que "tem um médico com horário completo e mais um outro com meio horário".

"Os serviços de saúde no concelho precisam de mais médicos, mais enfermeiros e mais pessoal auxiliar, sobretudo nas extensões de saúde das zonas rurais e suburbanas, para evitar isto", defendeu.

Na sua opinião, não devem ser as câmaras municipais a contratar médicos para as extensões de saúde e para os centros de saúde.

"As autarquias devem ter um papel determinante em tudo o que tem a ver com a qualidade de vida das pessoas que vivem no concelho. Portanto, a Câmara de Viseu tinha obrigação de intervir junto do Ministério da Saúde e da Administração Regional de Saúde do Centro para que sejam colocados médicos", considerou.

O candidato da CDU frisou que "a Câmara de Viseu teve, durante estes anos todos, algumas condições políticas para intervir nesse sentido e tinha visibilidade suficiente".

"Quem é responsável pelo estado a que a saúde chegou é o PSD de Almeida Henriques, o CDS de Helder Amaral e o PS de José Junqueiro. Foram os governos dos seus partidos que conduziram a esta situação", acrescentou.

Além de Francisco Almeida, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, concorrem à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.