Quase 40 concelhos apresentam risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 set (Lusa) -- Quase 40 concelhos portugueses, a maioria do Norte e Centro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet.

De acordo com o IPMA, são 38 os concelhos que estão hoje com risco máximo de incêndio.

Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião e Gondomar (Porto) são os concelhos do Norte que estão hoje com risco máximo.

No centro, os concelhos visados são Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Fornos de Algodre, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda e Sabugal (Guarda), Miranda do Corvo, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra (Coimbra), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Sardoal e Mação (Santarém).

No sul, Monchique (Faro) também apresenta risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 335 incêndios, que foram combatidos por 5.472 operacionais, com o auxílio de 1.493 veículos.

JRS // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".