Desfecho da subconcessão da STCP e Metro do Porto não surpreende conselho metropolitano

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 15 ago (Lusa) -- O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CMP) afirmou hoje não estranhar o desfecho da subconcessão da Metro do Porto e da STCP, desejando agora que o processo com o novo concurso público seja "naturalmente diferente e melhor".

"Não é para mim uma grande surpresa este desfecho. Por diversas vezes expressei a minha preocupação relativamente ao processo, procurando sempre, em primeiro lugar, salvaguardar a qualidade do serviço público prestado" pelas duas empresas de transporte público a operar na Área Metropolitana do Porto (AMP), afirmou à Lusa Hermínio Loureiro (PSD).

O Ministério da Economia confirmou na sexta-feira à Lusa que o consórcio espanhol TMB/Moventis não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), o que faz cair a subconcessão por 10 anos daquela empresa e a da Metro do Porto, adiantando que o concurso será relançado "a curto prazo", preferencialmente ainda este mês.

Para o também autarca de Oliveira de Azeméis, o que interessa agora é que "não se meta política nestas opções e que se possa rapidamente ultrapassar e resolver o problema".

"Acho que as empresas, até com o processo de aprendizagem que tiveram nesta fase, terão agora outras condições e mais facilidade em lançar o concurso sem percalços. Julgo que rapidamente podem lançar os concursos e eles podem ter um desfecho que seja naturalmente diferente melhor do que aconteceu nesta fase", referiu.

Hermínio Loureiro adiantou à Lusa que o Governo já autorizou a administração da rodoviária STCP a contratar novos motoristas em "número desejável para que a normalidade regresse" à empresa.

"Apraz-me registar que o Governo já tenha dado condições objetivas para que STCP possa proceder à contratação de motoristas, que efetivamente era uma lacuna e uma falha reconhecida por todos", sublinhou o autarca.

Sindicatos representativos dos trabalhadores da STCP, bem como a própria Comissão de Trabalhadores da empresa, alertavam há meses para o défice de 140 motoristas na operação, referindo que com o atual efetivo apenas é possível assegurar parte dos serviços diários.

"Ninguém sabe quando ou como o concessionário assume a empresa e os problemas multiplicam-se. O clima de indefinição é tal que a empresa se encontra paralisada, sem tomar decisões estratégicas e, pior do que isso, está a delapidar o seu principal património: os clientes", sublinhou no início de julho uma estrutura sindical.

Segundo Hermínio Loureiro, "efetivamente havia um compasso de espera pelo desfecho da subconcessão [da STCP]", mas agora "não há mais tempo a perder" e são dadas "condições à empresa para avançar com esses procedimentos" de admissão de motoristas.

Para os autarcas da AMP, que detém 40% da Metro do Porto, "o maior foco" está "no serviço que é prestado às populações", destacou Loureiro, que classificou o serviço prestado pela STCP e pela Metro do Porto como "fundamental e imprescindível".

"Queremos que a tranquilidade e a normalidade regressem o mais rapidamente possível", disse, reafirmando esperar que a forma como este concurso público para a subconcessão das empresa doi lançados --no dia 08 de agosto de 2014 -- "sirva de exemplo e não se repita".

O autarca lembrou ainda que o CMP sempre defendeu o lançamento do concurso público para a subconcessão das duas empresas em separado, o que não aconteceu, e sujeito a uma prévia qualificação, o que também não se registou.

JAP (LIL) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.