Sindicato dos Impostos interpõe providência cautelar contra 40 horas de trabalho

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos anunciou hoje que vai apresentar uma providência cautelar contra o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais na função pública por acreditar na inconstitucionalidade desta alteração.

Em comunicado, o sindicato refere que pretende "tentar impedir a entrada em vigor desta lei", por um lado por estar convicto da sua inconstitucionalidade (devido a uma "violação clara" da alínea d) do artigo 59.º da Constituição da República Portuguesa, que indica que "todos os trabalhadores, sem distinção de idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, têm direito (...) ao repouso e aos lazeres, a um limite máximo da jornada de trabalho, ao descanso semanal e a férias periódicas pagas".

Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos salienta "a sobrecarga de trabalho acrescido que estes trabalhadores terão numa altura em que a falta de condições de trabalho se agravam devido à total desorientação da tutela em relação a estes trabalhadores, falta de condições essas que diariamente põem em risco a integridade física de todos aqueles que, diariamente, dão a cara nas repartições de finanças de todo o país".

A providência cautelar vai dar entrada na terça-feira às 15:00 no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.

O Presidente da República promulgou no dia 22 de agosto o diploma que estipula o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais, de acordo com informação disponibilizada na página do Parlamento na Internet.

Este diploma, que estipula o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanas, foi aprovado em votação final global a 29 de julho, com votos da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra de toda a oposição.

TDI (JRS) // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".