Governo cria comissão dos incêndios para avaliar pedidos de ajuda dos municípios

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 02 set (Lusa) -- Uma comissão interministerial vai avaliar os pedidos de ajuda dos municípios ao Governo na sequência dos incêndios, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, adiantando que a entidade será aprovada em Conselho de Ministros.

"Está a ser constituída uma comissão interministerial que será aprovada no próximo Conselho de Ministros para analisar essas questões", afirmou Fernando Alexandre, aos jornalistas, à margem da cerimónia comemorativa do 135.º aniversário do Comando Regional da Madeira da PSP, no Funchal.

O secretário de Estado respondia à questão do relatório que a Câmara Municipal do Funchal, concelho onde arderam 800 hectares em agosto, enviou a semana passada ao ministro da Administração Interna, no qual deu conta dos prejuízos para as duas corporações do concelho do Funchal e Cruz Vermelha Portuguesa. Fernando Alexandre adiantou que "há muitos [pedidos de ajuda] no Continente, porque de facto as duas últimas semanas foram muito duras e, mesmo, no final de julho houve incêndios complicados e serão analisados, será a função dessa comissão interministerial".

À agência Lusa, o secretário de Estado informou que a comissão está a ser organizada pela Secretaria de Estado da Administração Local, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e dela farão parte outros ministérios.

O relatório municipal sobre os incêndios que atingiram o concelho do Funchal conclui que houve uma "grande dificuldade no combate" e defende um reforço de meios.

No documento, elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, lê-se que se verificou "uma grande dificuldade no combate ao incêndio, essencialmente nas serras de Santo António, São Roque e Monte, devido à falta de acessibilidades".

O documento é acompanhado de três listagens de material danificado no decurso dos incêndios pelas corporações do Funchal -- Municipais e Voluntários Madeirenses - e ainda da Cruz Vermelha Portuguesa.

"Só na corporação dos Bombeiros Municipais do Funchal, pelo levantamento efetuado, temos cerca de 75 mil euros de equipamento danificado ou a precisar de manutenção urgente após estes incêndios", declarou o vereador com a Proteção Civil da Câmara do Funchal, Amílcar Gonçalves, precisando com mangueiras, autobombas ou agulhetas partidas.

O relatório apresenta também uma lista das "reais necessidades" das corporações do Funchal, na ordem de um milhão de euros, onde consta o custo de seis pronto-socorros, ligeiros e médios, para o combate a incêndios florestais, com um valor global de 800 mil euros.

SR // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.