Junqueiro (PS) quer Viseu na Rede Europeia de Cidades Saudáveis

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 02 set (Lusa) - O candidato do PS à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, anunciou hoje que, caso seja eleito a 29 de setembro, vai candidatar Viseu à Rede Europeia de Cidades Saudáveis, apostando na prevenção e promoção da saúde.

"É um objetivo e uma ambição incluir Viseu na Rede Europeia de Cidades Saudáveis, de forma a que venha a ser considerado nacional e internacionalmente um município acreditado nas boas práticas na área da saúde", sublinhou.

Numa conferência de imprensa sobre políticas sociais, que decorreu durante a manhã de hoje na sede de candidatura socialista, o antigo secretário de Estado disse aos jornalistas que a candidatura de Viseu à Rede Europeia de Cidades Saudáveis vai assentar em três eixos.

"Em primeiro lugar, pretendemos estabelecer parcerias com as estruturas locais, regionais e nacionais do Ministério da Saúde e de todas as outras instituições que estejam ligadas, com principal enfoque para os agrupamentos de escolas, secundárias e de ensino superior, parceiros estratégicos em matéria de promoção de saúde", revelou.

José Junqueiro apontou como segundo eixo o reforço das dinâmicas de intervenção da rede social na área da saúde.

"O terceiro eixo é o da promoção de políticas ativas, direcionadas à prevenção da doença e à promoção de hábitos de vida saudáveis", acrescentou.

O candidato socialista frisou ainda que, no setor da saúde, pretende também criar um projeto-piloto, com uma equipa multidisciplinar, para dar resposta às famílias carenciadas e sobretudo aos idosos.

Outra das suas pretensões passa pela criação do Centro Oncológico, que venha a incluir um serviço de radioterapia no hospital central.

"Queremos também uma promoção conjunta com os serviços de saúde locais para superar a falta de médicos nas extensões de saúde e ainda um programa de saúde oral e de combate à obesidade", disse.

José Junqueiro promete ainda o reforço das unidades de saúde móvel para fazer rastreios e o transporte de idosos às consultas nos serviços de saúde.

"Por último, pretendemos realizar uma feira de saúde com o envolvimento de entidades públicas e privadas, que se realizará duas vezes por ano. Terá a duração de quase uma semana com exposições de materiais, rastreios, consultas e 'workshops'", concluiu.

Além de José Junqueiro, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".