Abre hoje o processo de candidaturas ao Programa de Emergência Social no Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 02 set (Lusa) -- O processo de candidaturas ao Programa Metropolitano de Emergência Social da Área Metropolitana do Porto (AMP) começa hoje no concelho do Porto, destinando-se a apoiar munícipes em "comprovada carência socioeconómica".

Este programa, que "tem um caráter excecional e temporário (até ao fim do ano)", visa "contribuir para minorar os problemas sociais, no concelho do Porto, no âmbito das respostas de primeira necessidade e de emergência social", refere a autarquia.

Tendo em 2012 um saldo de tesouraria de 3,2 milhões de euros, a Junta Metropolitana do Porto decidiu aplicar dois milhões neste programa de emergência social.

No âmbito deste apoio, são consideradas despesas elegíveis as realizadas entre 01 de julho e 31 de dezembro, "quando comprovadas mediante apresentação de fatura/recibo", e até ao limite de mil euros.

O programa apoiará, entre outras despesas, o pagamento de rendas de casa em habitação permanente ou a prestação de aquisição de cada própria, contas de água, luz e gás, bens essenciais à qualidade de vida e artigos de higiene pessoal, aquisição de medicamentos, propinas e material escolar.

A Câmara do Porto impõe como condições de acesso a este programa o candidato ser residente no município há pelo menos um ano e possuir rendimentos "per capita" calculados com base nos critérios definidos pela Segurança Social.

"É dada prioridade a agregados familiares que apresentem entre os seus elementos crianças com idade inferior a 16 anos, pessoas com grau de incapacidade ou superior a 60% ou com mais de 65 anos", referem as normas para a candidatura.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.