'Troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para 8.ª e 9.ª avaliações

'Troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para 8.ª e 9.ª avaliações
| Política
Porto Canal

A 'troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para a 8.ª e 9.ª missões regulares de acompanhamento do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, segundo um comunicado do Governo.

As reuniões vão começar a ser preparadas esta semana com a deslocação do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a Bruxelas, Frankfurt e Washington, entre terça e quinta-feira, acompanhados do secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, e do secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro, Miguel Morais Leitão.

"Estas reuniões de alto nível permitirão, designadamente, um primeiro encontro de novos responsáveis do programa, tanto do lado do Governo português, como da Comissão Europeia e do FMI [Fundo Monetário Internacional]”, adianta o comunicado.

A 8.ª e 9.ª avaliações da ‘troika’ eram esperadas em julho, mas o Governo pediu um adiamento dos exames, justificado com o facto de estarem a decorrer, na altura, negociações entre os parceiros da ‘troika’ (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e as autoridades portuguesas.

O prazo das revisões derrapou devido aos atrasos na conclusão da 7.ª avaliação que aconteceram, por sua vez, devido aos atrasos no plano de corte na despesa do Estado depois do 'chumbo' do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

+ notícias: Política

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.