Licenciatura paga a jovens do concelho de Paredes

Licenciatura paga a jovens do concelho de Paredes
| Norte
Porto Canal (AYS)

Os jovens do concelho de Paredes que queiram ingressar na licenciatura de Tecnologias da Madeira terão o curso pago pela autarquia. Esta iniciativa é para minorar a falta de formação na indústria do mobiliário.

É o terceiro ano em que esta iniciativa acontece, com formação 80% da população tem trabalho directa e indirectamente.

“Os empresários davam-nos nota de eles próprios não estarem tão qualificados quanto isso e de não terem a trabalhar com eles técnicos com as especificidades que este curso traz”, explica à Renascença a vereadora da educação, Hermínia Moreira

Este é “o salto” que os empresários “querem dar em termos da qualidade e da competitividade, a pensar mesmo na internacionalização”, acrescenta a autarca.

O município atribuí a cada aluno mil euros, independentemente, de qualquer outro tipo de apoio durante a licenciatura.

Hermínia Moreira, garante que com o curso há emprego garantido. “Por parte de alguns empresários de fora e do concelho, não tenho dúvida nenhuma que todos estes licenciados terão emprego garantido logo à saída”.

Em 2014 havia apenas sete candidatos, este ano existem 25 vagas. A licenciatura em Tecnologias da Madeira tem parceira entre a autarquia de Paredes, a Escola Superior de Tecnologia de Gestão de Felgueiras e o Instituto Politécnico do Porto.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.