Obras para combater erosão costeira a concurso por 2 Milhões de euros

Obras para combater erosão costeira a concurso por 2 Milhões de euros
| Norte
Porto Canal

A Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) lançou a hoje concurso, por cerca de dois milhões de euros, três obras de combate à erosão costeira nos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Vila do Conde.

Em Caminha, a intervenção prevê a recomposição do cordão dunar da praia de Moledo, intervenção urgente definida desde 2011, quando o mar ameaçou várias casas próximas da linha de costa, e vai custar 384 mil euros (sem IVA).

Segundo o administrador da ARHN, estes trabalhos deverão arrancar logo após a época balnear, para ficarem concluídos até final do ano. "É um projecto com alguma inovação, em que vamos criar um núcleo resistente, na duna, para evitar o avanço das águas do mar", explicou Pimenta Machado.

No concelho de Viana do Castelo, o concurso lançado pela ARHN prevê a reabilitação da protecção aderente dos esporões, atualmente "muito degradados", os quais defendem a linha de costa em Castelo de Neiva. Em 2012, naquele local, as marés vivas chegaram a ameaçar uma habitação e obrigaram a ARHN a realizar uma intervenção de emergência no local.

Esta intervenção está em concurso público por 670 mil euros e deverá decorrer durante três meses, até ao início de 2014, acrescentou o administrador da ARHN, entidade que integra a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Já na praia de Mindelo, em Vila do Conde, a obra agora lançada a concurso prevê 900 mil euros para a reabilitação, até 2014, da defesa aderente da Ponta da Gafa.

"O enrocamento está muito fragilizado e vai ser reabilitado, levantado e estabilizado, para conter o avanço das águas do mar", apontou Pimenta Machado.

Estas obras inserem-se numa candidatura global da APA ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), no valor de mais de oito milhões de euros, para outras intervenções de combate à erosão costeira.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.