Chamas aproximam-se de casas e bombas de gasolina em Covelo, Gondomar

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 01 set (Lusa) -- Um incêndio na freguesia do Covelo, Gondomar, aproximou-se ao início da tarde do lugar de Leverinho, colocando em perigo casas, bombas de gasolina e até botijas de gás que fornecem o aquecimento a um pavilhão gimnodesportivo.

Em declarações à agência Lusa, o segundo comandante distrital, Sérgio Barros, explicou que os bombeiros "não estão a combater o incêndio, apenas a proteger pontos sensíveis", existindo "muitas casas em risco e bombas de gasolina".

Sérgio Barros acrescentou ainda que as chamas, que deflagraram pelas 10:00, estiveram a ser combatidas por cinco aviões pesados, sendo que três destes foram abastecer-se por volta das 15:00.

No local onde está instalado o comando operacional existe o pavilhão gimnodesportivo municipal de Covelo e a associação cultural de Leverinho.

António Paiva, que explora o café da associação cultural, disse à Lusa estar muito preocupado porque o fogo está a descer a encosta e a ficar a "meia dúzia de metros de duas garrafas de gás de 90 quilos", que servem o aquecimento do pavilhão.

Este cidadão disse que já contactou as autoridades, que dizem estar atentas, mas até cerca das 15:00 ainda não se descolaram ao local.

As chamas estão ainda próximas da Lagoa da Lixa e do cais da Marina da Lixa, na Foz do Sousa, em Gondomar.

Às 15:24 o incêndio estava a ser combatido por 138 operacionais, apoiados por cinco aviões pesados, um helicóptero e 36 veículos operacionais.

ACG // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.