Situação "muito complicada" em Gondomar - comandante

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 01 set (Lusa) -- O comandante operacional Carlos Rodrigues Alves, que se encontra a coordenar as operações no incêndio de Gondomar, disse à Lusa que "a situação [cerca das 16:00) está muito complicada".

O fogo está a descer a encosta e a aproximar-se de vários edifícios, nomeadamente da Associação Cultural de Leverinho, do pavilhão gimnodesportivo de Covelo e de uma casa.

Junto à Associação Cultural existem duas garrafas de gás de 90 quilos cada, o que está a motivar grande preocupação entre os populares que estão no local.

A Lusa testemunhou no terreno que o fogo continua a lavrar com intensidade e a descer a encosta a grande velocidade em direção aos edifícios.

As chamas estão também a aproximar-se da Marina da Lixa, na foz do rio Sousa, onde se encontram estacionados várias embarcações, algumas das quais já se retiraram do local.

O incêndio voltou também a aproximar-se da Rua do Carvalhal, de onde durante a manhã foram retiradas várias famílias, que foram levadas para a sede da associação cultural, agora também ameaçada.

Às 15:24 o incêndio estava a ser combatido por 138 operacionais, apoiados por cinco aviões pesados, um helicóptero e 36 veículos operacionais.

Cerca das 15:45 chegaram ao local mais três ambulâncias e mais dois carros do Instituto Nacional de Emergência Médica e vários carros de bombeiros de corporações de Oeiras, Algés, Barcarena, Amadora e Linda-a-Pastora.

ACG/PM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.