Portugal com condições meteorológicas favoráveis a incêndios

Portugal com condições meteorológicas favoráveis a incêndios
| País
Porto Canal (AYS)

Portugal defronta-se com condições meteorológicas favoráveis a incêndios florestais como não se via há cerca de uma década e meia. O calor está para ficar nesta primeira metade de Agosto.

Os anos mais catastróficos até agora registados foram 2003, 2005 e 2013, onde as condições de risco eram elevadíssimos, mas este ano as condições esta ainda menos favoráveis “este ano é o mais severo dos últimos 16 anos”, disse José Manuel Moura, responsável pelo Comando de Operações Nacional de Socorro da Protecção Civil.
Até 31 Julho 28.781 hectares foram consumidos pelas chamas segundo o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), divulgado esta terça-feira.


Tanto área ardida e como o número de fogos são superiores aos registos de 2014.
José Manuel Moura afirma que as condições meteorológicas actuais são capazes de criar grandes problemas em pouco tempo. “Temos incêndios a arrancar em 20 minutos com uma força brutal”, afirma.

Os maiores incêndios até ao fim de Julho ocorreram em Sever do Vouga, a 2 de Abril, com 1574 hectares de área ardida, e em Tomar, dia 7 de Julho, com 1580 hectares.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o tempo se mantenha quente e seco nos próximos dias e que a temperatura aumente por todo o território continental no fim-de-semana. No domingo, as temperaturas poderão chegar a 40 graus nalguns pontos do país.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.