Um bombeiro ferido e pessoas retiradas de dezenas de casas em Gondomar

Um bombeiro ferido e pessoas retiradas de dezenas de casas em Gondomar
| Norte
Porto Canal

Um bombeiro ficou ferido, uma casa desabitada ardeu, várias pessoas foram retiradas de "algumas dezenas de casas" em perigo e o concelho está a ficar sem acessos, disse aos jornalistas o vereador da câmara de Gondomar, Fernando Paulo.

"Há várias frentes de fogo. Temos três postos de comando e a serra das flores voltou a arder. Está a ficar isolado o acesso ao concelho, uma vez que a autoestrada e a estrada marginal estão cortadas", explicou o vereador, adiantando que em causa estão as duas freguesias de Gondomar - Foz do Sousa e Covelo -- com maior mancha florestal.

O vereador explicou ainda que um bombeiro ficou ferido no combate às chamas, mas não se sabe a gravidade dos ferimentos, e ainda que "várias pessoas foram retiradas de casas", mas "neste momento [cerca das 17:00] não há ninguém em perigo".

"O que temos é pessoas em choque e técnicas de segurança social a apoiá-las", disse.

O vereador não soube precisar o número de casas que tiveram de ser evacuadas e o número de pessoas que tiveram de ser retiradas, dizendo apenas que "algumas dezenas de casas tiveram em perigo".

"O vento é constante e está sempre a mudar de orientação e os focos de incêndio pulverizam-se", acrescentou.

Um incêndio na freguesia do Covelo, Gondomar, aproximou-se ao início da tarde do lugar de Leverinho, colocando em perigo casas, bombas de gasolina e até botijas de gás que fornecem o aquecimento a um pavilhão gimnodesportivo.

Às 17:15, estavam a combater o incêndio 173 operacionais apoiados por sete aviões.

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.