Candidato do BE aponta Afurada como exemplo de abandono em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 ago (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Pereira, apontou hoje a zona da Afurada como um dos exemplos de "algum abandono por parte da autarquia ao longo destes 12 anos".

"Por exemplo, o Mercado da Afurada funciona em condições precárias desde há vários anos e os equipamentos de apoio a idosos são insatisfatórios", disse o candidato.

Eduardo Pereira referiu ainda "as condições de trabalho dos pescadores, nomeadamente, o cais dos pescadores que continua a oferecer condições que não são aceitáveis para os tempos modernos".

"Ao mesmo tempo, os pescadores veem ser construída uma marina moderna, mas da qual, de facto, pouco beneficiam, porque a atração turística que poderia trazer é muito prejudicada pelo ambiente de crise económica global que se vive e pela situação da restauração estar sujeita a taxa de IVA demasiado elevada", frisou.

O candidato do BE propõe, por isso, "instalar um mercado municipal em condições aceitáveis, melhorar as condições de trabalho dos pescadores e melhorar o serviço de transportes públicos, nomeadamente entre a zona alta e a zona baixa, que quase não comunicam".

"É uma necessidade também desenvolver um serviço de transporte público fluvial que permita ter carreiras que façam a travessia fluvial de forma rápida e segura", acrescentou.

Para além de Eduardo Pereira (BE), concorrem também à Câmara de Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

PM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.