Morrem 840 pessoas por ano pela polícia brasileira

Morrem 840 pessoas por ano pela polícia brasileira
| Mundo
Porto Canal (AYS)

A polícia do Rio de Janeiro matou mais de 840 pessoas por ano (entre 2005 e 2014) utilizando força “desnecessária e excessiva", indica um relatório da Amnistia Internacional.

Segundo o relatório "Você matou o meu filho", divulgado esta segunda-feira foram mortas 8.471 entre 2005 e 2014 por polícias em serviço, 5.132 no Rio de Janeiro.

Brasil tem uma das maiores taxas de homicídio no mundo, não tendo em conta apenas os cometidos por polícias. Em 2012 foram mortas 56 mil pessoas no país, salientou a organização. 50% das vítimas são jovens com idades compreendidas entre os 15 e 29 anos e 77% são de raça negra.

Segundo o relatório 16% do número total dos homicídios são cometidos por polícias. Estes crimes são pouco investigados e fracamente punidos.

Após 220 investigações abertas 2011 apenas um agente teve punição, e 183 casos estão ainda a ser investigados.

"Em quatro casos, as vítimas já estavam feridas ou rendidas quando os polícias usaram armas de fogo de forma intencional para as executar. Em outros quatro casos, as vítimas foram baleadas e assassinadas sem nenhum aviso", referiu Atila Roque, director da Amnistia Internacional Brasil.


A um ano do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro a cidade tem dois lados: o que impressiona o mundo com a sua beleza, e da violência policial.

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.