Empresários absolvidos em caso de acidente de trabalho mortal

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 31 ago (Lusa) - O tribunal de Aveiro absolveu, na sexta-feira, dois empresários que estavam acusados de um crime de violação das regras de segurança, num processo relacionado com um acidente de trabalho que vitimou mortalmente uma funcionária de 49 anos.

O caso remonta a julho de 2010, quando a mulher que trabalhava como empregada de escritório morreu esmagada por vigas de ferro que estavam a ser transportadas por um empilhador.

O coletivo de juízes deu como provado que não houve um plano de segurança nem sinalização a alertar para os perigos existentes na empresa de instalações elétricas, localizada em Aveiro, mas entendeu que a morte da trabalhadora "não ocorreu por causa disso".

"Não há explicação para o que aconteceu", afirmou o juiz-presidente durante a leitura do acórdão, acrescentando que o tribunal não conseguiu apurar as circunstâncias em que se deu o acidente.

O magistrado adiantou ainda que os arguidos "não sabiam que não estavam a observar as normas de segurança".

"A empresa tinha técnicos de segurança que nunca os alertaram para isso", afirmou o juiz-presidente.

O tribunal teve em conta o depoimento de um técnico que disse que esta era "uma boa empresa para se trabalhar" e onde existia "uma preocupação constante pela segurança dos trabalhadores".

Durante o julgamento, os dois administradores da empresa rejeitaram quaisquer responsabilidades no acidente que vitimou a funcionária.

Quanto à indemnização pedida pela filha da vítima, que se constituiu como assistente no processo, as partes chegaram a acordo, não tendo sido revelado o valor pago pelos arguidos.

Na altura do acidente, a mulher estaria no armazém da firma a supervisionar a descarga da mercadoria, quando uma cinta que prendia os ferros se partiu.

As vigas de ferro caíram ao chão atingindo a trabalhadora, que teve morte imediata.

JYDN // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.