Phillipe Chiappe vence prova do Mundial de F1 motonáutica disputada no rio Douro

| Desporto
Porto Canal / Agências
Porto, 02 Ago (Lusa) - O campeão do mundo Phillipe Chiappe (CTI China Team) venceu hoje a corrida de Fórmula 1 do Grande Prémio de Portugal de motonáutica, numa prova disputada no rio Douro, em que o português Duarte Benavente (Atlantic Team) desistiu.

Com o finlandês Selio Semi (Mad Croc Baba Racing) a sair do primeiro lugar da "pole position" foi, contudo, o piloto francês da CTI China Team a depressa tomar conta da corrida, 'disparando' para o primeiro lugar na primeira volta, situação que manteve até final.

Com Nadir Bin Hendi (Victory Team) a protagonizar o primeiro momento espetacular da corrida, quando capotou e forçou ao surgimento da bandeira amarela, o português Duarte Benavente (Atlantic Team), que saíra do 10º lugar, mostrava dificuldade em chegar-se aos lugares da frente.

E numa fase em que estava perto do seu colega de equipa, Youssef Al Rubayan, Benavente acabou por ter de desistir na volta 23, com o motor partido, esfumando-se o sonho de pontuar na prova portuguesa.

Pouco depois, o mais próximo dos perseguidores de Chiappe, Sami Selio protagonizou outro momento emocionante ao ver o seu barco capotar, ditando nova bandeira amarela e a proibição de ultrapassagem até que o seu barco fosse removido.

Retomada a corrida, agora reduzida a 11 barcos - haviam partido 17 -, Erik Stark (Team Emirates) e Alex Carella (Team Abu Dhabi) fizeram uma forte pressão sobre o campeão do mundo, mas o francês apostou e acabou por vencer em Portugal ao cabo das 36 voltas do percurso ficando agora a um ponto do líder do mundial, Shaun Torrente (Victory Team), que não foi além do quinto lugar.

Classificação:

1. Phillipe Chiappe, Fra (China CTIC Team), 49.68 minutos.

2. Erik Stark, Sue (Team Emirates), a 4,25 seg

3. Alex Carella, Ita (Team Abu Dhabi), a 5,3.

4. Francesco Cantando, Ita (Motorglass F1 Team), a 13,66.

5. Shaun Torrente, EUA (Victory Team), a 15,53.

6. Filip Roms, Fin (Mad Croc Baba Racing), a uma volta.

7. Youssef Al Rubayan, Kuw (Atlantic Team), a uma volta.

8. Thani Al Qemzi,EAU (Team Abu Dhabi), a duas voltas.

9. Chistophe Larigot, Fra (EMIC Team), a duas voltas.

10. Ahmed Al Hameli, EAU(Team Emirates), a duas voltas.

11. Bartek Marzsalek, Pol (Motorglass F1 Team), a duas voltas.

12. Jonas Andersson, Sue (Team Sweden), desistiu.

13. Cedric Deguisne, Fra (Team Maverick), desistiu.

14. Sami Selio, Fin (Mad Croc Baba Racing), desistiu.

15. Duarte Benavente, Por (Atlantic Team), desistiu.

16. Nadir Bem Hendi, EAU (Victory Team), desistiu.

17. Ziwei Xiong, Chn (China CTIC Team), desistiu.

JYFO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.