Escolas vão contratar 2.822 funcionários para o próximo ano lectivo

Escolas vão contratar 2.822 funcionários para o próximo ano lectivo
| País
Porto Canal

A contratação de 2.822 funcionários para as escolas começa na segunda-feira, segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC), que este ano decidiu aumentar o número de funcionários nos estabelecimentos de ensino.

Já em setembro, estes assistentes operacionais serão responsáveis pelo apoio, acompanhamento e vigilância dos alunos das escolas básicas e secundárias.

Dos 2.822 novos funcionários, quase metade (1351) vai ficar em escolas da zona de Lisboa e Vale do Tejo, seguindo-se a zona norte onde serão selecionadas outras 908 pessoas.

No centro, o MEC permitiu a contratação de 398 funcionários e, no Algarve, de 84. As escolas alentejanas terão mais 81 técnicos operacionais.

Uma nova portaria de fevereiro deste ano veio definir que as escolas do 1.º ciclo frequentadas por mais de 21 e menos de 48 alunos passavam a ter um funcionário, ao qual acresce mais um assistente por cada conjunto adicional de 48 alunos.

No dia da publicação da portaria, o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse à Lusa que o diploma apresentava "escassas alterações, para as expetativas e necessidades que as escolas tinham".

Na altura Filinto Lima voltou a alertar para a necessidade de garantir a formação de quem trabalha nas escolas, lembrando que muitos dos assistentes operacionais chegam às escolas através de Contratos Emprego-Inserção (CEI).

Trata-se de desempregados, das mais variadas áreas, que aceitam trabalhar numa escola durante um ano letivo e, no final, mesmo que os diretores e alunos gostem do seu trabalho não podem renovar o contrato.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados