CGD vai ter que pagar 900 milhões de obrigações ao Estado em 2017

CGD vai ter que pagar 900 milhões de obrigações ao Estado em 2017
| Economia
Porto Canal (AYS)

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem para pagar ao Estado obrigações de capital 900 milhões até ao final de Junho de 2017, que custam 100 milhões ao ano.
A CGD não irá deverá reembolsar as obrigações convertíveis de capital contingente (conhecidos como CoCos) antes de 2017.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) não deverá reembolsar as obrigações convertíveis de capital contingente antes de 2017.

Para já, não está nos planos do banco público fazer um reembolso antecipado desta ajuda pública, até porque não faz parte do plano acordado com Bruxelas fazê-lo antes desse prazo, soube o DN/Dinheiro Vivo.

A CGD beneficiou de 1650 milhões de euros, dos quais 900 milhões em CoCos na injecção de fundos públicos. O valor terá que ser devolvido até ao final de Junho de 2017. Caso não aconteça, os títulos passaram a ser capital .

"Na prática, trata-se quase de um aumento de capital já pré-autorizado, embora com um custo elevado", adiantou fonte do sector.

A CGD deverá desembolsar aproximadamente mais 200 milhões em juros pois a taxa de 10% %, os CoCos custam à Caixa cerca de 100 milhões de euros.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.