"Rentrée" do PS volta a ter "sotaque alentejano" com discurso de Seguro em Évora

| Política
Porto Canal / Agências

Évora, 31 ago (Lusa) -- A "rentrée" política do PS volta este ano a ter "sotaque alentejano", com o secretário-geral socialista, António José Seguro, a discursar hoje em Évora, no encerramento da Universidade de Verão do partido que decorreu nesta cidade.

A intervenção do líder do PS está marcada para as 12:00, numa sessão de "rentrée" em que discursam também os presidentes do município e da Federação do PS de Évora, Manuel Melgão e Bravo Nico, respetivamente.

As "tropas" socialistas têm estado "estacionadas" em Évora desde quarta-feira, uma vez que, tal como no ano passado, por esta altura, a cidade alentejana voltou a ser escolhida para "palco" da Universidade de Verão do partido.

Mas, ao contrário de 2012, mais ou menos por esta altura, quando a "universidade" foi encerrada por Seguro num domingo, no mesmo dia em que Passos Coelho fechava a Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, desta vez os socialistas terminam os trabalhos mais cedo do que os sociais-democratas.

Ainda assim, a "rentrée" socialista acontece este ano na mesma data da convenção autárquica do CDS-PP, em Matosinhos, embora o discurso final do presidente do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, só aconteça ao final da tarde.

A um mês de distância das eleições autárquicas, agendadas para 29 de setembro, o poder local, as autarquias e as cidades foram os temas dominantes da Universidade de Verão do PS 2013, abordados em aulas e almoços e jantares debates.

Com cerca de 120 alunos nesta edição, a iniciativa contou com a presença, ao longo dos quatro dias, de jovens, deputados nacionais e europeus, autarcas e académicos.

Carlos Zorrinho, Mota Andrade, Correia de Campos, Edite Estrela, Ana Gomes, Vital Moreira, Elisa Ferreira ou Capoulas Santos foram alguns dos socialistas que marcaram presença.

Adelino Maltez, Viriato Soromenho-Marques e António Covas foram alguns dos académicos que passaram pelas "aulas" e debates da "universidade" do PS.

Em termos internacionais, a iniciativa contou com as presenças de autarcas e políticos espanhóis e de uma delegação do MPLA (Angola).

RRL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.