Supremo Tribunal permite que jovem indiana grávida de violador possa abortar

| Mundo
Porto Canal / Agências
Ahmedabad, Índia, 30 jul (Lusa) -- Uma menina indiana de 14 anos grávida de cinco meses, fruto de uma violação, vai poder abortar depois das 20 semanas de gestação, anunciou hoje um médico após a decisão do Supremo Tribunal Federal indiano.

O pai da menina contou que tudo aconteceu quando a jovem se deslocou a um médico no passado mês de fevereiro, que, com o objetivo de a violar, a sedou, resultando numa gravidez inesperada e indesejada.

Esse foi o motivo que levou os seus pais a intentar um pedido judicial para que a menina pudesse abortar depois das 20 semanas de gestação, limite máximo para a interrupção voluntária da gravidez segundo a lei indiana.

Após ser negado por dois tribunais do estado de Gujarat, parte ocidental da Índia, foi hoje aprovado pelo Supremo Tribunal da Índia, a mais importante instituição judicial do país.

O Supremo Tribunal justificou o deferimento do pedido, declarando que os médicos consideravam haver "uma séria ameaça à vida (da vítima)" se a gravidez fosse levada até ao termo.

EZQ/APN // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.