Extinto fogo do Caramulo, mas continuam 700 bombeiros em vigilância e rescaldo

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 ago (Lusa) -- O incêndio que desde quarta-feira estava a consumir mato na serra do Caramulo, em Tondela, envolvendo largas centenas de operacionais no seu combate, está extinto, mas continuam no local cerca de 700 operacionais de 201 veículos de apoio.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Cruz, adjunto de operações nacional, explicou que o fogo está apagado, mas há ainda um grande trabalho a fazer no local já que a área de intervenção é muito extensa.

"Continuam no local cerca de 700 operacionais apoiados por 201 veículos que estão em trabalhos de vigilância e rescaldo para evitar reacendimentos e reativações", explicou.

O mesmo responsável acrescentou que o elevado contingente no local do fogo "será desmobilizado" à medida que as circunstâncias o permitirem sendo "impossível" fixar um tempo em que permanecerão no local.

"Há muito trabalho a fazer e amanhã prevendo-se um dia de calor há que manter uma vigilância ativa na zona e é esse agora o trabalho de todo o contingente no local", explicou.

Depois de vários dias com uma grande intensidade de fogos, às 03:00 estavam ativos em Portugal 32 incêndios dos quais apenas quatro mereciam maiores atenções das autoridades.

O fogo de Recarei, concelho de Paredes, distrito do Porto era o que mobilizava mais meios em Portugal com 257 operacionais apoiados por 65 viaturas a combater o incêndio em mato que tinha uma frente ativa e estava a lavrar desde as 06:11 de sexta-feira.

Com menos meios, mas também assinalados na página eletrónica da Proteção Civil estavam os fogos de Marco de Canaveses e Penafiel, ambos no distrito do Porto, e de Amares, no distrito de Braga.

Desde as 00.00, a Proteção Civil portuguesa registou nove novos incêndios em Portugal.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.