Passos Coelho inaugura obras em Bragança com almoço gratuito para a população

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 30 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, participou hoje na inauguração dos novos edifícios da Câmara de Bragança, que incluiu almoço oferecido à população e que a candidatura autárquica do PS considerou uma "descarada ação de campanha".

"Entendemos esta iniciativa como uma clara, inequívoca e descarada ação de campanha", acusou Júlio Meirinhos, o candidato socialista à Câmara liderada pelo social-democrata Jorge Nunes, que não concorre às autárquicas de 29 de setembro por ter atingido o limite de mandatos.

A candidatura do PS convidada para "a grande festa de inauguração" do requalificado Forte de São João de Deus, a sede dos Paços do Concelho, "decidiu não marcar presença depois de ter tido conhecimento da presença do primeiro-ministro.

"Há três anos que Passos Coelho está no Governo e não temos registo da sua vinda a Bragança para resolver qualquer problema que aflija a região, nos últimos três meses, e depois de publicamente assumidas as candidaturas às autarquias de 2013, esta é a segunda vez que se desloca à capital de distrito", alegou o candidato socialista.

O primeiro-ministro esteve no mesmo local, que hoje inaugurou, a 01 de junho para presidir à cerimónia de entrega da obra da barragem de Veiguinhas.

Passo Coelho regressou hoje para inaugurar o resultado do investimento de 12,3 milhões de euros na reabilitação da antiga câmara e construção de novos edifícios, que encerraram ao público para a festa com almoço gratuito para a população, convidada nos últimos dias a participar no evento pela autarquia.

Segundo o gabinete de imprensa da Câmara, para o almoço foram feitas "duas mil reservas".

O primeiro-ministro discursou no novo largo do município para algumas centenas de pessoas e ouviu o protesto de um grupo de funcionários públicos de escolas de Bragança que ostentavam frases escritas em folhas de papel.

"Excedentários são o 1.º Ministro e companhia, Lda" ou "Se querem cortar, cortem nas vossas mordomias" eram algumas das frases dirigidas a Pedro Passo Coelho, que passou pelo local sem falar com os manifestantes.

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, aproveitou a ocasião para fazer agradecimentos públicos e o balanço de 16 anos de gestão autárquica, durante os quais, garantiu, "Bragança evoluiu muito".

HFI // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.