PJ identifica cinco menores suspeitos de atear fogos na região norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 ago (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco menores suspeitos da autoria de incêndios florestais que deflagraram esta semana no norte do país.

Em comunicado, a PJ refere que, em colaboração com a PSP e os bombeiros de Valongo, identificou três menores de 16 anos, bem como uma pessoa com défice cognitivo, pela presumível autoria de dois incêndios ocorridos ao final da tarde de quinta-feira.

"Os fogos ocorreram num quadro de comportamento negligente, numa mata situada em Valongo", próxima de uma "área densamente povoada", sendo que os fogos "só não provocaram danos mais relevantes pela pronta intervenção dos bombeiros", acrescenta.

A PJ adianta também ter identificado um outro menor de 13 anos, na quinta-feira ao finda tarde, em Canidelo, Gaia, "como autor de um incêndio florestal, com uma área de 400 metros quadrados, povoada com pinheiros e mato".

O jovem, "que estava acompanhado de outros menores, terá ateado o incêndio por brincadeira, perdendo o controlo do mesmo".

Ainda esta semana, a PJ, em colaboração com a GNR, identificou um menor de 15 anos, "responsável pela ocorrência de um incêndio no lugar da Póvoa, Touro, em Vila Nova de Paiva, Castro Daire", que consumiu "dois hectares de pinheiros e mato".

A PJ conclui que estas situações serão agora comunicadas aos respetivos serviços do Ministério Público junto dos tribunais de Menores.

JAP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.