"Jogos do campeonato podem vir a ser transmitidos para a Ásia", Luís Duque

| Desporto
Porto Canal / Agências
Lisboa, 27 jul (Lusa) -- O atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) Luís Duque, revelou que decorrem negociações entre a Liga e vários grupos chineses dispostos a investirem no futebol português.

"Não é prudente falar a meio das negociações, que envolvem cláusulas contratuais etc., mas posso-lhe dizer que está em causa, eventualmente, a transmissão televisiva das competições nacionais para o continente asiático, cujas receitas beneficiarão diretamente os clubes", disse, em entrevista à agência Lusa, Luís Duque, convicto de que na Europa "há muitos clubes à procura deste investimento chinês".

O candidato a um novo mandato na presidência da LPFP defende essa solução: "Ainda ontem vi declarações de um dirigente do futebol em que catalogava o investimento chinês como mau. O investimento chinês nos seguros, na EDP e na Banca é bom, no futebol é mau. Acho que esse dirigente está mais preocupado que esse investimento se concretize na II Liga".

Luís Duque reconhece que "os investidores que vêm da Ásia têm mais poderio económico" e admite que as negociações envolvem "vários grupos chineses que entraram em vários setores da atividade económica do nosso país em força e com dinheiro", razão pela qual diz que os "está a ouvir".

O crescimento do futebol na China e a importância que o atual presidente chinês tem dado à modalidade foi destacado por Luís Duque, que revelou ter tido há poucos dias uma conversa com o embaixador daquele país em Portugal.

"Quis saber o que se passava no futebol português e o segredo dos seus êxitos. A China gosta de futebol, tem meios, capacidade de investimento e os chineses são bem recebidos em Portugal. Se somos o país estrangeiro onde os chineses mais têm investido, por que é que o futebol há de ficar arredado desse investimento?", observou Luís Duque, considerando fundamental, para atrair esse investimento, que o futebol português "dê uma imagem de uma indústria consolidada, estruturada e com futuro".

Sugere mesmo que o futebol em Portugal seja "uma porta na Europa para a China" e que o investimento chinês deve apontar para a II Liga, por ser "a mais adequada a captar esse investimento e a capitalizar o futebol português".

As negociações com "as empresas chinesas e não só" sofreram, segundo Luís Duque, algum atraso "devido às eleições para a Liga e o momento crítico que se atravessa em termos da organização das competições", que estão aí à porta, além de "outros dossiês que têm de ser fechados".

"Lamento não ter tempo para andar em campanha, nem utilizar meios nem contratar assessorias, mas se os clubes me desafiaram a continuar, o que melhor posso mostrar é o trabalho feito e aquilo que está a ser conseguido", concluiu Luís Duque.

Luís Duque é candidato às eleições da LPFP, marcadas para terça-feira, para um novo mandato, concorrendo ao cargo com o ex-árbitro internacional Pedro Proença.

JEC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".