Bombeiro de Valença em coma induzido devido a queimaduras

| Norte
Porto Canal

O bombeiro de Valença ferido na quinta-feira com várias queimaduras num incêndio naquele concelho está em coma induzido e ventilado, apresentando um prognóstico "muito reservado", disse hoje à Lusa o presidente da corporação.

"Está com um prognóstico muito reservado uma vez que a área queimada tem a ver com a parte superior do corpo e as vias respiratórias. A recuperação vai depender muito da maneira como o organismo reagir aos tratamentos a que está a ser submetido", explicou o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Luís Brandão Coelho.

O bombeiro, de 51 anos, foi transportado ao início da tarde de quinta-feira pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Valença para o hospital de Braga e pouco depois transferido para a unidade de queimados do Centro Hospitalar de Coimbra, face à gravidade dos ferimentos.

"A boa notícia é que a extensão dos ferimentos é menor do que a do diagnóstico inicial, passou de 30 para 20%, mas o problema é que a gravidade é maior. As queimaduras são de 3.º grau, numa zona crítica para a sua sobrevivência", acrescentou Luís Brandão Coelho.

As principais queimaduras estendem-se pela zona da cabeça e do pescoço, pelo que nesta altura o bombeiro permanece em coma induzido e com respiração assistida.

"Vamos aguardar pelos próximos dias para ver se consegue regenerar o corpo e recuperar, que é o que todos desejamos", apontou ainda.

O bombeiro integrava uma equipa de 16 homens que, ao início da tarde de quinta-feira, combatia as chamas na freguesia de Sanfins, em Valença, assumindo a função de motorista do Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), que também foi atingido pelas chamas.

"Ao tentar retirar a viatura foi envolvido nas chamas, numa reviravolta do fogo provocada pelo vento", explicou, na ocasião, o presidente da corporação.

Trata-se de um elemento com "muita experiência" e que é voluntário desde 1987, precisou Brandão Coelho, admitindo que este caso tem vindo a afetar "psicologicamente" os restantes elementos daquela corporação.

Psicólogos do INEM e da Câmara de Valença estiveram na quinta-feira no quartel daquela corporação para apoiar os bombeiros que se encontravam no combate às chamas e que apresentarem sintomas de "stresse pós-traumático", admitiu ainda o responsável.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.