Ministro Rui Machete congratula-se com nomeação de portuguesa para cargo na OMC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 ago (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, congratulou-se hoje com a nomeação da embaixadora Graça Andresen Guimarães para assessora do diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo.

"O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros congratula-se com o anúncio da nomeação da embaixadora Graça Andresen Guimarães como Conselheira do Diretor-Geral eleito da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Azevêdo", refere o comunicado divulgado hoje pelo MNE.

"Esta nomeação para uma instância multilateral tão importante como a OMC prestigia Portugal e a diplomacia portuguesa", sublinhou ainda a nota.

A nomeação de Graça Andresen Guimarães - que era a embaixadora representante permanente de Portugal nas Nações Unidas em Genebra - para o grupo de assessores de Roberto Azevêdo foi divulgada na quinta-feira.

O diplomata brasileiro vai iniciar o seu mandato de diretor-geral na segunda-feira, substituindo o francês Pascal Lamy, que ocupou durante oito anos este posto na instituição, baseada em Genebra.

O chefe de gabinete do diretor-geral será Tim Yeend, ex-embaixador da Austrália na OMC.

Os outros assessores serão a coreana Jung Ae-gyoung, jurista na OMC, e a brasileira Tatiana Prazeres, ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil. Yves Renouf continuará no seu cargo de assessor jurídico para a administração.

O gabinete terá ainda o apoio de Jenifer Mutano (da divisão de acesso ao mercado da OMC), Isabel Ribeiro (da divisão de recursos humanos da OMC), Tilde Baptista-Kreyenbuhl, Napoleon Sacramento, Saskia Shuster e Fernando Perenzin.

Roberto Azevêdo, de 55 anos, está diretamente envolvido em assuntos económicos e comerciais há mais de 20 anos.

Entre 2005 e 2006, chefiou a delegação brasileira nas negociações da Ronda de Doha da OMC - sobre a liberalização de mercados - e foi embaixador permanente do Brasil naquela organização a partir de 2008.

O processo de eleição para a OMC começou em março, com nove candidatos originários do Brasil, Costa Rica, México, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Indonésia, Gana, Quénia e Jordânia.

Em finais de abril, a OMC comunicou que Azevêdo e Blanco seriam os candidatos da fase final do processo de eleição, da qual o brasileiro saiu vencedor.

CSR(VYE) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.