Metro do Porto distinguido pela universidade norte-americana de Harvard

Metro do Porto distinguido pela universidade norte-americana de Harvard
| Norte
Porto Canal

A escola de design da universidade norte-americana de Harvard, no estado de Massachusetts, vai atribuir na terça-feira o prémio "Veronica Rudge Green Prize" em design urbano à empresa de transportes Metro do Porto.

De acordo com a informação disponível na página da internet da universidade de Harvard, no projeto Metro do Porto, o júri destaca o potencial desta infraestrutura de mobilidade, "cuidadosamente planeada e executada para transformar a cidade e a região".

Este galardão distingue também o arquiteto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker 2011, e que coordenou a equipa de projetistas responsáveis pela inserção urbana do metro em diferentes locais da Área Metropolitana do Porto.

O prémio, que vai já na sua 11.ª edição, é também atribuído ao projeto de Integração Urbana do Nordeste, em Medellín, na Colômbia.

"As duas obras criaram oportunidades que vão além do movimento físico, fazendo avançar a mobilidade social e revigorando o espaço cívico", refere a universidade de Harvard.

O presidente do conselho de administração da Metro do Porto, João Velez Carvalho, afirmou hoje à agência Lusa que "a atribuição deste prémio representa uma honra" para a empresa, "tendo em conta o que significa em termos de reconhecimento internacional".

"Esta distinção premeia um dos projetos mais impressionantes do arquiteto Souto Moura", disse, acrescentando ser também "uma distinção ao mérito e ao empenho de todos os responsáveis, tanto ao nível de decisão política como ao nível técnico, que souberam ultrapassar dificuldades e problemas bem complexos e concretizar este projeto".

João Velez Carvalho defendeu que este prémio "valoriza a sustentabilidade do Metro do Porto, não apenas em termos de arquitetura, integração e design, mas também no seu serviço à população e na crescente procura por parte dos clientes".

"Para o Metro do Porto, para a cidade do Porto e para o país, deve ser um motivo de enorme orgulho ver reconhecido e apreciado de forma tão notável o trabalho que foi feito e que continua a ser levado a cabo", concluiu.

Velez Carvalho e Souto Moura estarão presentes na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá pelas 18:30 (hora local), na cidade de Cambridge.

Nascido em 1986 por ocasião da celebração dos 350 anos de Harvard e dos 50 anos da escola de design, este prémio é atribuído de dois em dois anos a projetos com escala maior a um edifício individual, construído em qualquer parte do mundo durante dez anos anteriores à sua atribuição.

Os vencedores são escolhidos pela sua "substancial contribuição no domínio público de uma cidade" e por "melhorar a qualidade de vida" urbana.

A 1.ª edição deste galardão, em 1988, foi dividida entre Álvaro Siza Vieira, pelo seu Conjunto Residencial Malagueira, em Évora (1977-1988), e Ralph Erskine, com o seu projeto do "Byker Redevelopment", em Newcastle Upon Tyne (1969-1982).

A Universidade de Harvard descreve o Metro do Porto, que iniciou a sua operação comercial em janeiro de 2003, como "uma forte infraestrutura de escala e complexidade significativa", projetada e construída em cerca de dez anos.

"O escopo de tal empreendimento dentro de uma cidade Património Mundial da Humanidade é notável", destaca, acrescentando que o "alto padrão de design" alcançado por Souto Moura e pela sua equipa torna o projeto "digno de ser imitado".

"O Metro do Porto é um projeto estratégico decisivo", que "desempenha um papel importante na mobilidade" da região, sustenta Harvard.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.