Empresas portuguesas Nelo e Spotfokus revolucionam canoagem mundial

| Desporto
Porto Canal / Agências

Duisburgo, Alemanha, 30 ago (Lusa) - As empresas portuguesas Nelo e Spotfokus estão a desenvolver uma aplicação que vai "revolucionar" o sistema mundial de treinos na canoagem, tornando os caiaques "inteligentes" e com "capacidade única de interação com os atletas".

"Vamos revolucionar o desporto. Os nossos barcos serão apenas parte do serviço que prestamos aos canoístas. A partir de 2014 os caiaques serão inteligentes, pois vão prestar, de forma interativa, inúmera informação relevante e imediata durante os próprios treinos", explicou à agência Lusa André Santos, diretor executivo da Nelo, a empresa de Vila do Conde que é maior construtora internacional de caiaques de competição.

Durante os Mundiais de canoagem, que decorrem até domingo em Duisburgo, Alemanha, o responsável revelou que "o sistema é "totalmente português", uma vez que está a ser desenvolvido em parceria com a Spotfokus, projeto de novas tecnologias de Vila Nova de Gaia que, juntamente com a Federação Portuguesa de Canoagem, também desenvolveu um sistema de gestão de eventos que está a ser usado pela Associação Europeia de Canoagem (ECA) e Federação Internacional de Canoagem (ICF).

"Com recurso a smartphones, esta ferramenta vai permitir aos atletas, e treinadores, que podem acompanhar o treino em casa ou junto à água, ter informação imediata da velocidade, número e intensidade das remadas e tempos. Também ajuda o atleta a encontrar a melhor colocação na embarcação e dá-lhe igualmente indicação da melhor distribuição do peso", explica.

André Santos refere que "cada vez mais, são os pequenos pormenores que fazem a diferença", pelo que "a análise detalhada e acompanhamento dos treinos vão permitir aos atletas melhorar o seu desempenho, com dados tão completos que não há sistema no mundo que se lhe compare".

"Na alta competição, todos os detalhes contam. Somos líderes do mercado mundial - em Londres2012 conquistámos três quartos das medalhas - e esta parceria com a Spotfokus vai levar-nos a um nível que nos permitirá concretizar os sonhos mais ousados de atletas e treinadores", concluiu.

RBA // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".