Fogo em Mondim de Basto dominado às 12:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 30 ago (Lusa) -- O incêndio que lavra desde terça-feira em Mondim de Basto foi dado como dominado às 12:00, disse à Lusa o comandante operacional regional do Sul, destacado para aquele concelho do distrito de Vila Real.

Segundo Elísio Oliveira, manter-se-ão no local 282 bombeiros, apoiados por 89 viaturas, para operações de rescaldo e vigilância.

Dois helicópteros reforçaram hoje de manhã o combate a este incêndio, que "já deixou um rasto de destruição" na paisagem e na atividade económica, disse o presidente da câmara.

"É uma extensa área, cerca de 30 quilómetros entre Paradança e o Alto do Velão, que estão completamente dizimados pelas chamas e isso é um prejuízo enorme para o concelho, não só em termos materiais como também emocionais para as populações", afirmou Humberto Cerqueira à agência Lusa.

O autarca referiu que Mondim de Basto tem feito uma forte aposta no turismo da natureza e "agora o que se vê, é sobretudo, terra queimada".

"São já centenas de hectares de floresta ardida com prejuízo em termos monetários, que ainda não são possíveis de quantificar", salientou.

Ainda não é possível quantificar mas, de acordo com Humberto Cerqueira, são muitos devido à "descida do valor da madeira, a que acrescem prejuízos nas empresas de resinagem e na apicultura, com a destruição de muitas colmeias".

"Tenho conhecimento de uma empresa que tinha 20 trabalhadores e que, por causa deste incêndio, provavelmente vai ter que deixar de laborar aqui no concelho, porque não tem já pinhal", frisou.

A manhã de hoje trouxe alguma calma mas, segundo o autarca, durante a noite viveram-se alguns momentos complicados na freguesia de Paradança.

"Estiveram algumas casas em risco, mas com os meios no terreno foi possível poupar as habitações", referiu.

Na quinta-feira à noite, uma casa ardeu e quatro pessoas ficaram desalojadas em Ponte de Olo.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto disse que o concelho viveu uma "situação dramática" na quinta-feira.

Um outro incêndio que ontem afetou Mondim de Basto e que entrou no concelho vindo de Cerva (Ribeira de Pena) foi dado como dominado às 03:07.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.