Projecto "Escritores a Norte" promove autores ilustres para dinamizar turismo literário

| Norte
Porto Canal / Agências
Redação, 23 jul (Lusa) -- A Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) lança hoje o projeto "Escritores a Norte", promovendo nove "autores ilustres" e casas-museu, para valorizar a região e dinamizar o turismo literário como novo modelo de fruição do território.

"Hoje as pessoas querem visitar um território que se diferencie e nós entendemos que utilizar estes vultos da cultura nacional, que têm uma relação próxima com o Norte, seria uma boa forma de valorizar o território e, simultaneamente, divulgar os valores da cultura", assinalou o diretor da DRCN.

António Ponte explicou que o projeto "visa criar um conjunto de instrumentos de promoção da região do ponto de vista cultural, através da valorização de algumas das suas figuras mais ilustres", escolhendo, para o efeito, nove escritores que têm casas-museu ou fundações disponíveis para visitas.

Para o responsável, "o turismo cultural, e especificamente o literário, constitui uma forma de inovação no que serão os novos modelos de fruição do território", tendo por isso sido criado "todo um programa que procura dinamizar o território" e atrair novos visitantes.

Numa primeira fase, estarão envolvidas nove casas-museus da região Norte: Quinta das Quintãs, sobre os escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais e Graça Pina de Morais, no concelho de Mesão Frio, Espaço Miguel Torga e Casa Miguel Torga, em Sabrosa, a Casa de Camilo Castelo Branco, sobre o escritor de "Amor de Perdição", no concelho de Vila Nova de Famalicão, e a Fundação Arthur Cupertino de Miranda, sobre Mário Cesariny, também em Famalicão.

Fazem igualmente parte do projeto a Casa Museu Ferreira de Castro, sobre o autor de "A selva" e "Emigrantes", no concelho de Oliveira de Azeméis, a Casa Museu Guerra Junqueiro, sobre o autor de "A velhice do padre eterno", no concelho do Porto, a Casa Museu Aquilino Ribeiro, no concelho de Moimenta da Beira, a Fundação Eça de Queirós, sobre o criador d'"Os Maias", no concelho de Baião, e a Casa Museu José Régio, sobre o escritor de "Davam grandes passeios aos domingos", no concelho de Vila do Conde.

"Estas casas estão todas abertas ao público, mas ficarão mais próximas das pessoas e mais promovidas através deste projeto que beneficiou também do apoio de fundos comunitários através do ON.2 [Programa Operacional do Norte] com 150 mil euros", referiu.

O projeto "Escritores a Norte, vidas com obra em casas d'escritas" contará com um portal 'online', dedicado e destinado às nove casas envolvidas, onde ficará alojada toda a informação respeitante a cada um dos espaços memória, aos escritores associados, ao património envolvido, com "propostas de visita ao território com base quer na sua geografia sentimental quer na sua geografia literário".

Será também lançada uma antologia em quatro línguas - português, inglês, francês e espanhol - sobre as casas museu e o seu relacionamento os autores e ainda transmitida uma série televisiva (na RTP), com posterior lançamento em DVD, composta por nove documentários.

A apresentação pública do projeto "Escritores a Norte" decorrerá hoje, no Mosteiro de Tibães, em Braga, e contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

LIL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.