Dois helicopteros reforçam combate em Mondim de Basto

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 30 ago (Lusa) -- Dois helicópteros vão reforçar hoje de manhã o combate ao incêndio que lavra em Mondim de Basto desde terça-feira e que "já deixou um rasto de destruição" na paisagem e na atividade económica, disse o presidente do município.

"É uma extensa área, cerca de 30 quilómetros entre Paradança e o Alto do Velão, que estão completamente dizimados pelas chamas e isso é um prejuízo enorme para o concelho, não só em termos materiais como também emocionais para as populações", afirmou Humberto Cerqueira à agência Lusa.

O autarca referiu que Mondim de Basto tem feito uma forte aposta no turismo da natureza e "agora o que se vê, é sobretudo, terra queimada".

"São já centenas de hectares de floresta ardida com prejuízo em termos monetários, que ainda não são possíveis de quantificar", salientou.

Ainda não é possível quantificar mas, de acordo com Humberto Cerqueira, são muitos devido à "descida do valor da madeira, a que acrescem prejuízos nas empresas de resinagem e na apicultura, com a destruição de muitas colmeias".

"Tenho conhecimento de uma empresa que tinha 20 trabalhadores e que, por causa deste incêndio, provavelmente vai ter que deixar de laborar aqui no concelho, porque não tem já pinhal", frisou.

Hoje de manhã, segundo o autarca, a situação parece ser "mais favorável" ao controlo do fogo.

"Vamos ver a evolução, se não surgir mais nenhum foco de incêndio, se as condições atmosféricas, sobretudo de vento, melhorarem, esperamos que haja uma evolução positiva durante o dia", salientou.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), neste incêndio que deflagrou na madrugada de terça-feira em Fervença, no Parque Natural do Alvão (PNA), estão hoje de manhã mobilizados 287 operacionais e dez viaturas.

O combate às chamas, que avançam em três frentes, vai ser ainda reforçado com dois helicópteros pesados.

A manhã de hoje parece ter trazido alguma calma mas, segundo o autarca, durante a noite viveram-se alguns momentos complicados na freguesia de Paradança.

"Estiveram algumas casas em risco, mas com os meios no terreno foi possível poupar as habitações", referiu.

Na quinta-feira à noite, uma casa ardeu e quatro pessoas ficaram desalojadas em Ponte de Olo.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto disse que o concelho viveu uma "situação dramática" na quinta-feira.

Um outro incêndio que ontem afetou Mondim de Basto e que entrou no concelho vindo de Cerva (Ribeira de Pena) foi dado como dominado às 03:07.

PLI // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.